Enfermagem do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

STÉFANNO REBOUÇAS ALCHAAR

ENFERMAGEM DO TRABALHO E EMERGÊNCIAS MÉDICAS: PRODUÇÃO TEXTUAL DO MÓDULO

JACAREPAGUÁ - RJ
2012
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

STÉFANNO REBOUÇAS ALCHAAR

ENFERMAGEM DO TRABALHO E EMERGÊNCIAS MÉDICAS: PRODUÇÃO TEXTUAL DO MÓDULO

Trabalho de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho apresentado à Disciplina deEnfermagem do Trabalho e Emergências Médicas das Faculdades Integradas de Jacarepaguá, como requisito parcial de avaliação.

JACAREPAGUÁ - RJ
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO03
2 REVISÃO DE LITERATURA04
2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA ENFERMAGEM DO TRABALHO04
2.2 PRECEITOS BÁSICOS SOBRE A SAÚDE OCUPACIONAL05
2.3 ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA ENFERMAGEM DO TRABALHO05
3 CONCLUSÃO07REFERÊNCIAS08

03
1 INTRODUÇÃO

As atividades concernentes à Enfermagem do Trabalho inserida no contexto assistencial de promoção à saúde ocupacional por meio das ações sistematicamente elaboradas são exercidas pela equipe de enfermagem especializada nessa área, visando prevenir doenças ou problemas e favorecer a qualidade de vida dos funcionários, instruindo e avaliando os indivíduos para adoção depráticas de vida saudáveis em seu preâmbulo de trabalho.
Após o estudo aprofundado da contextualização da Enfermagem do Trabalho e Emergências Médicas, foi realizada uma produção textual de acordo com a disciplina mencionada, situando a importância da disciplina no campo da enfermagem por meios dos aspectos integrados à prática dessa atividade profissional especializada.

04
2 REVISÃO DELITERATURA

2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA ENFERMAGEM DO TRABALHO

O surgimento da Enfermagem do Trabalho no contexto da saúde ocupacional surgiu da necessidade trabalhista de melhores condições de trabalho, quando levado em consideração que várias doenças ligadas às atividades dos funcionários foram surgindo nas empresas contratantes, logo a necessidade de estudos a respeito da saúde ocupacionaltomou conta das reivindicações trabalhistas.
Dentre as inúmeras deficiências nos campos de trabalho destacam-se: locais de trabalho improvisados, a carga horária chegando até 16 horas diárias de trabalho, exploração da mão de obra infantil e feminina, saneamento básico precário, acidentes provocadas pelas inúmeras máquinas e por falta de equipamento adequado para uso, intoxicação por produtos tóxicosde uso freqüente, dentre outros.
Em 1030 surgiu o primeiro serviço médico industrial no mundo devido à exigência social que se revoltou com as condições precárias de trabalho da época, reivindicando ao governo melhores condições trabalhistas, já que inúmeros funcionários morriam diariamente acometidos de doenças.
Apenas em 1940 o Brasil começou a se preocupar com a situação da saúde dotrabalhador, dando origem nesse mesmo ano a Associação de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Já em 1943 foi criado a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). No ano de 1960 o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foram criados, assegurando os trabalhadores acidentados. Em 1978 vinte e oito (28) Normas Regulamentadoras (NRS) foram criadas,orientando trabalhadores e empresas acerca de seus direitos, deveres e obrigações no ambiente de serviço, sendo instrumentos de apoio ao enfermeiro na prática de decisões a serem tomada no campo de trabalho.

05
2.2 PRECEITOS BÁSICOS SOBRE A SAÚDE OCUPACIONAL

A medicina do trabalho foi conceituada pela Organização Internacional do Trabalho no ano de 1950 na Conferência Internacional do Trabalho. NoBrasil a saúde ocupacional foi incluída no curso de graduação de enfermagem em 1964 pela Escola de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mas somente em 1974 aconteceu o primeiro Curso de Especialização de Enfermeiro do Trabalho, e logo no ano seguinte a enfermagem do trabalho já estava inserida no trabalho da equipe de saúde ocupacional.
Inicialmente a enfermagem do...
tracking img