Enfermagem do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATÉRIA: ENFERMAGEM DO TRABALHO (Histórico da enfermagem do trabalho no Brasil e atribuições de cada elemento da equipe de enfermagem do trabalho)

ENFERMAGEM DO TRABALHO

É um ramo da enfermagem de saúde pública e, como tal utiliza os mesmos métodos e técnicas empregadas na saúde pública visando à promoção da saúde do trabalhador; proteção contra os riscos decorrentes de suas atividadeslaboral; proteção contra agentes químicos, físicos e biológicos e psicossociais; manutenção de sua saúde no mais alto grau de bem – estar físico e mental e recuperação de lesões, doenças ocupacionais ou não-ocupacionais e sua reabilitação para o trabalho.

ENFERMAGEM DO TRABALHO = PROMOVER / PROTEGER /MANTER/RECUPERAR SAÚDE DOS TRABALHADORES |

EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM DO TRABALHO(RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO E A DOENÇA)

* 1700 –Itália o médico Bernardino Ramazzini publica o livro “De MorbisArtificumDiatriba” (As doenças dos trabalhadores), sendo este autor considerado o criador da Medicina do Trabalho.
* 1760 – 1830 Revolução Industrial, marco inicial da moderna industrialização
A industrialização – a introdução de máquinas no trabalho transformou profundamente asociedade na segunda metade do século XVIII.
* 1802 – A 1ª. Lei de proteção aos trabalhadores: a “Lei da Saúde Moral dos Aprendizes”
* 1833 – As condições de trabalho começam a melhorar, apesar da resistência dos empresários.
* 1855 – Florence Nightingale, com 35 anos de idade, contraiu uma febre que lhe minou as energias; dessa forma a fundadora da enfermagem moderna foi vítima de doençaocupacional. Florence, ao cuidar de soldados feridos em guerra, prestava assistência de enfermagem a acidentados do Trabalho, que estavam a serviço de uma empresa – O governo Inglês. Dessa forma temos o binômio SAÚDE X DOENÇA.

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM DO TRABALHO NO BRASIL

No Brasil, somente na década de 1940 é que começariam as preocupações com os problemas OCUPACIONAIS.

* 1940 –Fundada a Associação de Prevenção de Acidentes do Trabalho
* 1943 – Entrava em vigor a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, constituindo um marco importante no campo da proteção legal aos trabalhadores.
* 1945 – Surge a Organização Mundial de Saúde – OMS organização de proteção à saúde.
* Na década de 50, iniciam-se as contribuiçõesaos institutos de aposentadoria e pensões, sãoestabelecidos limites mínimos e máximos, e os benefícios da aposentadoria são estendidos a todos os segurados.
* Na década de 60, é criado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Os institutos são unificados, surgindo o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), hoje INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), e o acidente de trabalho é assegurado.
Nessa mesma década surge aFundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), e em São Paulo é criada a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO TRABALHO.
* 1972 – Pelas Portarias 3.236 e 3.237 do Ministério do Trabalho, tornou-se obrigatória nas empresas com mais de 100 (cem) empregados, centralizados ou não num mesmo local, a existência de um Serviço de Saúde Ocupacional, composto pelos seguintes profissionais:Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança, Técnico em Segurança e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
* 1974 –A Portaria 3.442 do Ministério do Trabalho estabeleceu a criação de cursos de especialização na área da enfermagem do trabalho, embora não exista legislação adequada que inclua o Enfermeiro na equipe de saúde do trabalho.
* 08/06/1978 – A Portaria 3.214 do Ministério do Trabalhoestabeleceu 28 Normas Regulamentadoras – NRs que orientam as obrigações das empresas em relação ao trabalho.
* 11/12/1987 – Ficou estabelecido a partir da Portaria 34, que em todo o território nacional as empresas públicas ou privadas e órgãos da administração direta ou indireta, com empregados regidos pela CLT, deviam obrigatoriamente ter Serviço especializado em Engenharia de Segurança e...
tracking img