Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano letivo 2012/2013
Física e Química A – 10ºano

Fontes de energia:
Vantagens e desvantagens
Fontes de energia:
Vantagens e desvantagens

Índice
Introdução 3
Conceito de energia/poupança de energia 4
Conservação da energia 4
Energias renováveis e o ambiente 5
Vantagens/desvantagens da utilização de energias renováveis 6
Vantagens/desvantagens dautilização de energias não renováveis 7
Fontes de energia mais utilizadas em Portugal 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Anexos 12

Introdução
O tema deste trabalho é sobre a energia e com ele pretendo mostrar o que é para nós a energia bem como as diferentes fontes de energia e respetivas vantagens e desvantagens. Pretendo ainda mostrar quais as fontes mais utilizadaspelo nosso país e o porquê de ser importante poupar a energia.
Para realizar este trabalho utilizei diversas fontes da internet e também o manual utlizado nas aulas, que me serviu de informação a alguns tópicos a considerar.

Conceito de energia
A energia é uma medida da capacidade de interação entre dois sistemas
Está associada, geralmente, à capacidade de pôr algo em movimento ou detransformar algo.
Para a física, a energia é uma grandeza associada ao estado de um sistema isolado e que permanece constante ao longo do tempo. Tendo em conta as propriedades dos objetos, tais como a massa, a temperatura, a composição química, todos os corpos possuem energia.
A etimologia da palavra “energia” tem origem no idioma grego e significa “trabalho” e por isso, qualquer coisa que esteja atrabalhar possui energia.
O termo energia pode ainda designar as reações de uma condição de trabalho, como por exemplo o calor, o movimento (trabalho mecânico) ou luz.
A unidade SI (sistema internacional) da energia é o Joule (J).
Há dois tipos principais de energia:
* Energia cinética – está relacionada com o estado de movimento de um corpo.
* Energia potencial – está associada a um corpoem função da sua posição.
Conservação da energia/poupança de energia
De acordo com a lei da conservação de energia, a quantidade total de energia presente num sistema isolado permanece constante. Diz-se então que esta não se cria nem se destrói, podendo ser transformada ou transferida sendo a quantidade total de energia antes do processo (transformação ou transferência de energia) igual àquantidade de energia total depois de o processo ter ocorrido.
Apesar de se dizer que a energia se conserva, é preciso poupá-la, porque ela degrada-se. Além disso, parte da energia consumida é dissipada, isto é, não pôde ser utilizada da forma que se desejaria. Desse modo, é importante poupar energia. Esta poupança consiste em procurar diminuir a elevada quantidade de energia que hoje em dia éconsumida no nosso quotidiano. Poupar energia é também uma forma de poupar dinheiro e poupar também os recursos naturais que existem. Se todos nós estivermos conscientes que é preciso reduzir o consumo de energia, não será necessário aumentar a produção desses recursos.
Energias renováveis e o ambiente
A energia obtém-se através de recursos, que podem ser renováveis ou não renováveis.
As energiasrenováveis provêm de fontes naturais cujas reservas se estão constantemente a regenerar e, por isso, apresentam reservas inesgotáveis, isto é, a capacidade de renovação é mais alta do que a capacidade de utilização. Resumindo, as energias renováveis são as formas de energia cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de regeneração.
As principais vantagens resultantes da sua utilização consistemno facto de não
serem poluentes e poderem ser exploradas localmente.
São exemplos de energias renováveis a energia solar (fig.1 – ver em anexo), a energia hidráulica (fig.2 – ver em anexo), a energia eólica (fig.3 – ver em anexo), a energia geotérmica (fig.4 – ver em anexo), a energia das marés (fig.5 – ver em anexo) e a biomassa (fig.6 – ver em anexo).
No entanto, apesar das energias...
tracking img