Downs lowi e policy makers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo proposto por Downs em “Uma teoria econômica da democracia” é fortemente baseado na incerteza. No caso dos eleitores, trata-se de descobrir qual governo lhes trará mais utilidade. No caso dos governos (e partidos políticos), trata-se de estabelecer ações que lhes traga mais votos.
Busque descrever o modelo proposto por Downs, com base nos seguintes conceitos e ideias: renda deutilidade, diferencial partidário, avaliação de desempenho, operações marginais e maioria apaixonada.
Segundo Downs, os cidadãos tomam suas decisões racionalmente, visando o benefício próprio. Assim, os eleitores ao tomar suas decisões, consideram os benefícios que receberiam a partir das atividades do governo (renda de utilidade).
Essa renda inclui benefícios que os cidadãos não percebem que estãorecebendo e benefícios que os mesmos sabem que estão recebendo, mas a fonte exata desses benefícios desconhece.
E fazem a escolha partidária baseada na diferença entre os benefícios que o eleitor receberia caso cada partido estivesse no poder (diferencial partidário), ou seja, se for positivo, o eleitor vota nos ocupantes do cargo, se for negativo ele vota na oposição e se for zero, se abstém.Tais eleitores avaliam em governo como bom conforme seu conceito particular de governo ideal, através de avaliações de desempenho.
Já o governo, executa atos que ganham maior quantidade de votos, desejando maximizar o apoio político.
E quem determina essas políticas preferidas pelos eleitores, são uma maioria apaixonada, composta por membros organizados e entusiasmados em torno de umapolítica.








Para os teóricos da escolha pública (public choice) a prática da troca de votos (logrolling) não é, em si, prejudicial para a democracia. Explique porquê.
Se considerarmos que para uma democracia a forma ideal de aprovação e votação no Congresso seja a unanimidade, ou algo que se aproxime dela, como a maioria qualificada, opondo-nos à ditadura da maioria, será possívelobservar uma realidade de difícil execução, já que os interesses representados são diversos e não necessariamente acordados, ou então de impossibilidade de articulação das minorias.
O logrolling, entendido como a barganha, onde um indivíduo dá o seu voto em troca de outros votantes que defendam alguma posição de seu interesse, poderia então, não ser prejudicial à democracia, na medida em quefacilitaria a aprovação de projetos, quando as posições fossem bastante diversas, ou ainda, e mais importante, por permitir o rompimento de situação onde as minorias e maiorias já estivessem instituídas, e essas já tivessem posicionamentos necessariamente derrotados. Ou seja, a prática do logrolling possibilitaria que nem sempre a maiorias vencessem a as minorias perdessem, situação que obviamentedebilitaria a representatividade democrática.


O argumento central de Lowi é o de que “Policy makes politics”. Neste sentido, o autor mobiliza diferentes teorias sobre a distribuição do poder – pluralista, elitista e a proposta por Schattschneider – para analisar, respectivamente, as seguintes arenas de políticas públicas: regulatória, redistributiva e distributiva.
Apresente três exemplosde tomadas de decisão sobre políticas públicas, vinculando as arenas e as teorias de distribuição do poder. Justifique os exemplos com seus próprios argumentos.
A arena regulatória pode ser exemplificada através de leis que regulam determinados setores ou atividades, como a CLT, que se encaixa nesta arena por regular as relações de trabalho e de oposição entre dois grupos, estabelecendoclaramente quem são os beneficiados e quem são aqueles cujos interesses são contrariados, neste caso, respectivamente os empregados e os empregadores. Estabelece-se, através de leis, uma regra geral que implica em impactos individuais.
Pode-se afirmar que esta arena está vinculada ao pluralismo, uma vez que trata da manutenção dos conflitos entre diferentes grupos de interesse (coalisões).
Já...
tracking img