Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENERGIA NUCLEAR


SUMÁRIO

LOCALIZAÇÃO 4
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA 5
VANTAGENS DE CONSUMO POR POPULAÇÃO 7
ENERGIA NUCLEAR EM UM CENÁRIO DE 10 ANOS 8
PRODUÇÃO DE ENERGIA 11
VARIAÇÃO DE ENERGIA 12
MATERIAIS USADOS 13
RESUMO 15
DESENVOLVIMENTO 16

LOCALIZAÇÃO

Quem criou? O processo físico fundamental para a geração da energia nuclear, a fissão nuclear, foidescoberto por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, em 1938/1939.
Em 22 de dezembro de 1938, os físicos alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann conseguiram cindir um núcleo de urânio. Após o lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki, Hahn passou a lutar contra a corrida nuclear.
A explosão do urânio representou a descoberta da fissão nuclear por Hahn. Mas quem decifrou definitivamente essefenômeno químico foi Lise Meitner, uma pesquisadora que, durante 30 anos, trabalhara com muito sucesso com Hahn no instituto berlinense.
"Trabalhar com Otto Hahn era especialmente estimulante. O fato de ele ser o melhor radioquímico da época, e eu uma física para quem a mais simples equação química era mística, constituiu uma boa base e complementação para uma cooperação científica", disse Meitner.Em qual país foi criado? Na Alemanha em 1938/1939
As usinas nucleares são implantadas o mais próximo da agua possível, pelo simples motivo de uma grande necessidade de resfriamento dos Reatores nucleares. Um reator nuclear pode varia de 800 a 1200 graus, podendo causar uma grande contaminação se expelido o material contido em um desses.
Os EUA é o hoje 104 usinas o líder em poder nuclear,seguido pela França com 59, Coréia do Sul com 20. Na América da sul apenas o Brasil e a Argentina possuem essa tecnologia, ambos com duas.
A decisão da implementação de uma usina termonuclear no Brasil aconteceu de fato em 1969. Em junho de 1974, as obras civis da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em pleno andamento quando o Governo Federal decidiu ampliar o projeto, autorizando Furnas a construir asegunda usina.
Angra 1 encontra-se em operação desde 1982 e fornece ao sistema elétrico brasileiro uma potência de 657 MW. Angra 2, após longos períodos de paralização nas obras, inicia sua geração entregando ao sistema elétrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1. |

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA

Processo de Produção de Energia
Na energia nuclear, todo o processo de geração deenergia se baseia na energia contida no interior do núcleo dos átomos.
O núcleo é constituído de uma quantidade fixa de prótons, dependendo do elemento, e uma quantidade variável de nêutrons. Elementos com o mesmo número de prótons e diferentes números de nêutrons são chamados isótopos.
Os prótons possuem carga positiva e os nêutrons, não possuem carga. Os últimos servem para “minimizar” atensão entre os prótons, já que, como estes possuem a mesma carga e se encontram juntos e compactados dentro do núcleo, segundo a física a tendência é eles se repelirem. Isto, porém, não acontece, pois prótons e nêutrons são mantidos juntos no núcleo por forças, até o momento, não totalmente identificados. A energia que mantêm tais partículas (núcleos) juntas no núcleo é a chamada energia nuclear.Conclusão
A energia nuclear é uma fonte de energia que, como todas as outras, possui vantagens e desvantagens. Porém, este tipo de energia nem sempre possui boa aceitação na sociedade, mais especificamente no Brasil, uma vez que o seu processo de produção de energia não é tão conhecido pela população em geral.
Este desconhecimento do processo dá margens para que a energia nuclear seja vistacomo algo prejudicial, pois as notícias veiculadas pela mídia, durante muito tempo, foram voltadas para as suas desvantagens. Até os dias de hoje, ainda há uma valorização muito grande dos acidentes passados e da disposição final dos seus resíduos pelos meios de comunicação social, o que não acontece em relação aos outros tipos de energia.
Contudo, esta situação está mudando. Já existem...
tracking img