Trabalho caiuby ufba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário Nº 1
Tecnologia dos Materiais
ENG A47 – UFBA











Daniel Fernandes
Ícaro Palma
Lucas Uzêda
Patrícia Martinez
Yara Reis











Salvador-2010

TECNOLOGIA DOS MATERIAISELETRICOS -ENG A 47 QUESTIONARIO Nº 1- 14 DE SETEMBRO DE 2010


1) Caracterize os metais


A maioria dos metais são encontrados no estado sólido à temperatura ambiente (25°C), com exceção do Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido,. Suas características são: Condutibilidade: de eletricidade, calor, vibrações, ductibilidade: a capacidade de se transformarem fios, maleabilidade: possibilidade de deformar-se, sem que se quebre ou trinque, até o ponto de uma fina lâmina, elasticidade: característica apresentada por alguns metais que faz com que, depois de serem pressionados por uma força, voltem à sua forma de origem, tenacidade: resistência à tração, alto ponto de fusão e de ebulição.


2) Caracterize os polímeros

Polímeros são materiaisorgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamados monômeros. Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.
Uma das principais e mais importantes características dos polímerossão as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos: é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado, pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes, logo, sua reciclagem é possível. Termorrígidos: são rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura, uma vez prontos, não mais se fundem, o aquecimento dopolímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada. Elastômeros (borrachas) : classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos.
3) Caracterize os elastômeros

Como já citado anteriormente, elastômeros são polímeros, que podem ser alongados atéo dobro do seu comprimento e retorna facilmente ao seu comprimento natural. São conhecidos como borracha.

4) Caracterize as cerâmicas
A cerâmica é feita com uma mistura de substâncias inorgânicas (sobretudo argilas) e orgânicas. Da sua composição e tratamento, depende a delicadeza do produto final e podem, assim, ser obtidos recipientes de porcelana ou de barro.A cerâmica pode libertarpartículas de metais pesados, que são solúveis, sobretudo em contacto com o calor ou em meios ácidos. Além disso, o vidrado da cerâmica estala com facilidade e as zonas estaladas constituem um ótimo ambiente para o desenvolvimento de bactérias.
5) Cite as principais aplicações do cobre.


|A facilidade de soldagem e de resistência à corrosão de alguns meios faz do cobre o metal apropriado paracertos tipos de tubulações, trocadores |
|de calor, contra raio. Condução de eletricidade, desde cabos e transformadores de linhas de transmissão e instalações prediais a aparelhos |
|elétricos e eletrônicos e seus componentes. Ligas como latão e bronze têm importantes e variadas aplicações. Usado também como veneno agrícola e |
|para remover algas na purificação da água.|
| |


6) Cite os principais processos primários para tratamento de materiais

Método de fundição, método de vazamento, método de modelagem, método de...
tracking img