Energia azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia azul é a energia obtida da diferença de concentração de sal entre a água do mar e a do rio com o uso de eletrodiálise reversa (EDR) (ou osmose) com membranas específicaspara cada tipo de íons. O resíduo deste processo é água salobra. A energia azul é considerada uma das novas energias que serão utilizadas no futuro, quando as energiasnão-renováveis se esgotarem.[1]
A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo. Uma membrana nova e maisbarata, baseada em polietilenoeletricamente modificado, permitiu seu uso comercial.
Com isso a energia azul é considerada mais uma das novas energias que no futuro, quando seesgotarem as energias não-renovaveis, nos trará energia.
Quando um rio despeja suas águas no oceano, há uma liberação gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre doisreservatórios, um com água doce e outro com água do mar. Ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direção à água salgada. Aplica-se uma pressão maiorna água salgada, invertendo este processo.
A água do mar tem dois tipos diferentes de pequenos componentes: íons do sódio e íons de cloreto, positivos e negativos. E cada conjuntotem dois tipos de membrana. Um deixa passar apenas ocátion (íon positivo) e outro somente o ânion (íon negativo). Tem-se assim um circuito eléctrico, entre a água salgada e aágua doce, de cada lado das duas membranas.

Energia maremotriz é o modo de geração de energia através da utilização da movimentação da água dos oceanos, provocada pelas marés. Doistipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
tracking img