Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Surgiu o Endomarketing
O endomarketing surgiu segundo Bekin (1995) ao detectar que a empresa possuía alguns problemas,como a baixa integração entre seus diversos departamentos,visões descrepantes sobre as funções de cada um deles , e as pessoas não conheciam bem a empresa onde trabalhavam. O endomarketing consiste em ações de marketing voltadas ao públicointerno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos, valores destinados a servir o cliente”. O endomarketing é fruto da necessidade de definir uma nova área de ação e investigação. É uma criação brasileira que emergiu de uma necessidade de ressintonizar e reorientar objetivos de modo a reformular o lado interno da empresa. Além disso, várias correntes do desenvolvimentoorganizacional voltadas à qualidade total, através das ISOs, endereçam atenção para o ajuste dos funcionários aos novos tempos. Neste sentido, o endomarketing aparece como uma ferramenta de destaque a tais correntes.
A principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa. Com isso não se muda cultura, apenas o contextoonde as ações ocorrem, tende a ser mais positivo e desafiador. Na concepção de BEKIN (1995) o endomarketing deve partir de três premissas básicas: • O cliente só pode ser conquistado e retido com um serviço excelente; • Os funcionários são um ativo valioso e constituem o primeiromercado para a organização, logo, devem ser tratados como clientes e valorizados; • Excelência em serviços significa um gerenciamento de recursos humanos que envolve e compromete os funcionários com os objetivos e decisões da empresa.
Estas três premissas desenvolvem um novo princípio: que este processo de envolvimento e valorização do funcionário necessitapreceder ou ser paralelo ao marketing direcionado ao mercado. Três condições são indispensáveis para que o endomarketing seja implementado na acepção de BEKIN. Primeiro que o endomarketing precisa ser visto como parte integrante da estratégia global. Em segundo lugar, este processo requer conhecimento,informação,compromisso e apoio dos altos executivos da empresa. Por fim, antes de se implantar épreciso avaliar os pontos fortes e fracos da estrutura organizacional a fim de se conhecer o contexto.


Conceito de Endomarketing
 Autor – Paulo Nunes
Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem comoobjetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.O termo e conceito que ele traz implícito não têm sido aceitos com muita tranquilidade pelo mercado por pelo menos duas razões, uma de caráter corporativo e outra essencialmente filosófica, ideológica ou doutrinária.      Os especialistas, sobretudo os profissionais de Relações Públicas, julgamque o endomarketing não é nada mais do que uma forma diferente de expressar ( e praticar ) a comunicação interna e que se trata de uma alternativa (nem tão sutil ) de garantir aos profissionais de marketing a entrada em um novo campo de trabalho.      Disputas corporativas à parte, é necessário atentar para a outra razão, ao que parece mais relevante, porque remete ao âmago da questão: a extensãodo conceito de cliente (fala-se agora em cliente interno para tipificar o funcionário de uma empresa ou organização) introduz uma nova perspectiva (será realmente boa?) na relação com o público interno. É que o conceito de cliente traz subjacente a idéia de um relacionamento comercial, de compra e venda, que, necessariamente, não se aplica à convivência entre determinados públicos. Na sedução do...
tracking img