Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FESURV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

















ENDOMARKETING: UM ENFOQUE PARA A CMUNICAÇÃO ASCENDENTE











TONY HENRIQUE SILVA FERNANDES

PROF.:





Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Administração da Fesurv - Universidade de Rio Verde, como parte dasexigências para obtenção do título de Bacharel.





RIO VERDE- GOIÁS

2011






SUMÁRIO


1 TEMA E SUA DELIMITAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5
4 CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE 6
5 OBJETIVOS 7
5.1 Geral 7
5.2 Específicos 7
6 REVISÃO DA LITERATURA 8
6.1 Comunicação interna: endomarketing 8
6.2 Os fluxos da comunicação 9
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 12
8CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 13
9 REFERÊNCIAS 14





























TEMA E SUA DELIMITAÇÃO



Comunicação interna eficiente é uma exigência crescente do mercado de trabalho e, desta forma, é necessário entender melhor a importância dessas habilidades.JUSTIFICATIVA



Nessa era de incertezas e de transformações constantes e aceleradas, os espaços de negócios mostram-se cada dia mais eficazes e seletivos. Para as organizações se adaptarem e se tornarem eficientes neste novo cenário, muitas delas têm se esforçado para desenvolver modelos de gestão que afiancem o alinhamento das políticas de gestão de recursos humanos com as estratégiasempresarias.
O Endomarketing surgiu como uma opção para essas organizações, e tem colaborado para a obtenção de uma vantagem competitiva através de ações que estimulam o empenho dos colaboradores. Essa área suscita discussões intermináveis e também polêmicas em relação aos seus conceitos e efeitos práticos. Contudo, percebe-se que as empresas que adotam os programas de Endomarketing mostram umhistórico de resultados superiores aos das demais empresas.
Assim, justifica-se este projeto de pesquisa pelo fato de perceber que a comunicação interna representa um problema no interior das organizações, também o que motivou o desenvolvimento deste projeto de pesquisa esteve associado ao interesse em nos aprofundarmos no entendimento do conceito de Endomarketing, com ênfase para a ComunicaçãoInterna.
























FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As dificuldades inerentes à comunicação interna nas organizações, principalmente a comunicação ascendente, representa um problema para a expansão das empresas?














































CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE

Os estudos que vem sendorealizados a respeito da comunicação interna apontam para o fato de que a falta de comunicação dos gerentes e seus colaboradores pode ser um dos fatores que contribui para a diminuição dos índices de produtividade e também para o aumento de tensões laborais, prejudicando o necessário equilíbrio emocional e social nas organizações.OBJETIVOS


1 Geral

Analisar a importância da comunicação nas corporações, com ênfase para o fluxo ascendente.


2 Específicos

Apresentar o conceito de comunicação interna, com ênfase para o endomarketing;

Discorrer sobre os fluxos de comunicação.










































REVISÃO DA LITERATURA




1Comunicação interna: endomarketing

O conceito de Endomarketing, na visão de Gonçalves (2011), surgiu na década de 90, com a ideia de Saul Bekin, de que o marketing deveria antes que qualquer outra atuação, direcionar seus esforços para o público interno das organizações, conforme ele mesmo considera como colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros e demais indivíduos interessados nas...
tracking img