Empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nathália Ellio da Nóbrega, 9595.
Prof: Alexandre - UnisebCOC
1. Explique os fatores que influenciam a percepção.
Uma série de fatores atua moldando e, por vezes, distorcendo a nossa percepção sobre a realidade. Esses fatores podem estar no preceptor, no objeto ou alvo da percepção ou no contexto da situação em que esta se dá.
Quando você observa um alvo e tenta interpretar i que estápercebendo, essa interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais. As características que afetam a percepção incluem atitudes, personalidade, motivações, interesses, experiências e expectativas.
As características que afetam o alvo incluem novidade; movimento; sons; tamanho; cenário; proximidade e semelhança. As pessoas que falam alto costumam chamar mais a atenção do que asquietas. Isso também pode ser dito a respeito de pessoas muito ou pouco atraentes. Como os alvos não são observados isoladamente, sua relação com o cenário influencia a percepção, assim como a nossa tendência de agrupar coisas próximas ou parecidas. E também há as características dos fatores da situação que incluem momento; ambiente no trabalho e ambiente social.
2. Como funciona a teoria daatribuição?
Os objetos inanimados, como mesas, máquinas ou edifícios; estão sujeitos às leis da natureza, mas não tem crenças, motivações ou intenções. As pessoas têm. Consequentemente, quando observarmos as pessoas, tentamos explicar os motivos de seus comportamentos. Nossa percepção e julgamento das ações de um indivíduo, portanto, serão significativamente influenciados pelas suposições que fazemossobre seu estado de espírito.
A teoria da atribuição foi proposta para explicar por que julgamos as pessoas de modo distinto, dependendo do significado que atribuímos a um dado comportamento de alguém, tentamos determinar se a causa deste é interna ou externa, aquele seria o controle do indivíduo, e aquelas é o que imaginamos ter sido provocado por uma situação enfrentada pelo indivíduo.
Adiferenciação se refere à questão do individuo mostrar, ou não, comportamentos diferentes em situações diversas. Se o comportamento não for usual, atribuição externa. Caso contrário, será interna.
Se todas as pessoas que enfrentam determinada situação respondem de maneira semelhante, podemos dizer que esse comportamento apresenta consenso. Se o consenso é alto, ou seja, a tarefa consiste ao longo dotempo, a atribuição é externa. Caso contrário, é interna.
O preceptor busca a consciência nas ações de uma pessoa. Quanto mais consciente o comportamento, mas inclinado fica o preceptor a atribuí-lo a causas internas.

3. Explique e de exemplos de fatores que influenciam nas simplificações de julgamento das outras pessoas.
Percepção Seletiva: Tendência que as pessoas têm de interpretarseletivamente o que veem, com base nos próprios interesses, experiências e atitudes. Todas as características que fazem que uma pessoa, um objeto ou um evento sobressaia aumentam a probabilidade de que ele seja percebido. Pois é impossível assimilar tudo o que vemos, apenas alguns estímulos podem ser assimilados. Essa tendência explica por que, prestamos mais atenção em carros iguais ao nosso ou porque um superior chama atenção de alguns funcionários e não de outros quando fazem a mesma coisa. Como não podemos observar tudo o que se passa a nossa volta, exercemos uma percepção seletiva. Um exemplo mostra como nossos interesses podem influenciar significativamente quais serão as questões que perceberemos.
Encontramos um exemplo nos mercados financeiros. Depois da grave crise financeiramundial de 2008, as bolsas de valores em quase todo o mundo desceram significativamente (muitas para menos de metade do valor pré-crise).
Efeito Halo: Tendência de formar uma impressão geral de alguém com base em uma única característica, como sua inteligência, sociabilidade ou aparência. A existência real do efeito halo foi confirmada por um estudo clássico em que era perdido aos participantes que...
tracking img