Administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera- UNIDERP
Centro de Educação a Distância


Pólo de Apoio Presencial de Sobradinho/DF
Curso: Administração 4º Semestre
Disciplina: Estatística Turma: N41
Alunos/ RAs:
Juliana Mathias Mendes RA 290624
Igor Santos Lobão de Castro RA290620
Pedro Henrique Félix de Santana RA 290510
Ronei Cardoso de Sousa RA 285953
Sarah Daniele Soares de Oliveira RA 296002
Tutora Presencial: Roseli Aparecida Messias Gonçalves
Tutora à distância: Ivonete Melo de CarvalhoSobradinho/DF – Setembro 2012



Introdução
Essa atividade foi desenvolvida por este grupo, para adquirirmos conhecimentos e apoderarmos de definições e conceitos específicos da área estatística, a fim de compreendermos e aplicarmos os procedimentos estatísticos em uma pesquisa. Também vimos como deveser feita uma coleta de dados, construção de tabelas e gráficos, analise interpretação dos resultados obtidos.

Visão geral da estatística
A estatística é um instrumento útil, em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político, etc. Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a umindispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos ou sondagens.
Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas. Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dadosque possuímos.
Há dois tipos de conjuntos de dados, que são chamados populações e amostra:
* População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
* Amostra é um subconjunto de uma população.
Ramos da estatística
O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais: a estatística descritiva e a estatística inferencial.
*Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor.
* Estatística Inferencial que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira.

Tipos de dados
Podemos classificar dados de acordo com seu tipo e seu nível de mediação. Os conjuntos de dados podem consistir de dois tipos: qualitativos e quantitativos.* Dados qualitativos: consiste em atributos, classificação ou registro não-numéricos.
* Dados quantitativos: consiste em medidas ou contagens numéricas.
Níveis de medida
O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatros níveis de medida, do mais baixo ao mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.
* Nível de medida nominal: sãosomente qualitativos, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades;
* Nível de medida ordinal: são qualitativos ou quantitativos, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas;
* Nível intervalar de medida: são quantitativos, os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre osregistros;
* Nível racional de medida: são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente.
A meta do estudo estatístico é coletar dados e usá-los para uma tomada de decisão. Qualquer decisão feita através dos resultados de um estudo estatístico será tão boa quanto foi o processo de obtenção dos dados.
Coleta de dados
Para...
tracking img