Empresas e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa : Atlas Copco
Idéia :
Nova tecnologia da Atlas Copco reaproveita energia do compressor

26 de setembro de 2011
 
A Atlas Copco, líder mundial na fabricação de compressores de ar, tem se empenhado em desenvolver tecnologias que proporcionam maior eficiência energética. Uma das inovações é a fabricação de um sistema que aproveita mais de 100% da energia gasta pelos compressores deuma indústria no aquecimento de água ou ar. Esta tecnologia é chamada de Energy Recovery, em português: Unidade de Recuperação de Energia.

A Unidade foi projetada para transferir a energia, recuperada de compressores de ar, para uso em processos dos clientes.
 
Instalada entre a saída dos compressores, o circuito de aquecimento e refrigeração do clientes, a Unidade de Recuperação de Energiapossui um sistema para captação e aproveitamento do calor gerado pelo funcionamento do compressor. Com ela é possível ter um aproveitamento duplicado, por isso o projeto recebeu o nome UYE2 (Use Your Enery Twice), que significa: “Use sua energia em dobro”.
 
O sistema é acessível à empresas de todos os portes, como indústria têxtil, farmacêutica, de alimentos e bebidas, papéis e celulose, entretantas outras.
 
Na indústria têxtil, o vapor produzido pelo reaproveitamento da energia do compressor pode ser utilizado para termofixação; na indústria alimentícia, água quente e vapor são utilizados em processos de laticínios, esterilização, secagem de produtos, entre outras aplicações.
Fonte: http://www.agendasustentavel.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?id=4234

Empresas: Nestlé e TerraCycleIdéia: Parceria Nestlé e TerraCycle :Novas brigadas permitirão que as embalagens de biscoitos e de cafés também possam ser reaproveitadas na fabricação de novos produtos
29 de junho de 2011
 
A Nestlé e a TerraCycle, líder global na coleta e reuso de resíduos pós-consumo, acabam de ampliar sua parceria para a transformação de embalagens, com a criação de duas novas frentes de coleta: a BrigadaBiscoiteiros Nestlé e a Brigada NESCAFÉ. A iniciativa reforça o trabalho iniciado com a Brigada Nestlé Chocolover, que já registrou até o momento mais de 145 mil embalagens arrecadadas.
 
A ampliação da parceria vai incentivar a coleta de embalagens de café (sachês) e de biscoitos pós-consumo. O objetivo é dar um destino sustentável a esses materiais, permitindo que sejam reaproveitados nafabricação de novos produtos, como bolsas, sacolas, mochilas, estojos, utensílios para cozinha, vasos de plantas, displays de ponto de venda, entre outros. Os itens serão comercializados pela TerraCycle no e-commerce do Wal-Mart e no site da Gift Express.
 

 
A iniciativa está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé, quevisa aliar o desenvolvimento sustentável do negócio à geração de valor para as comunidades onde a empresa está presente.
 
“Estamos muito animados com o lançamento da Brigada Biscoiteiros Nestlé e da Brigada NESCAFÉ. Baseados nos ótimos resultados obtidos com a Brigada Nestlé Chocolover, temos certeza que essas parcerias também serão um grande sucesso. Além disso, já conhecemos a Nestlé e sabemosdo seu comprometimento com ações que promovem mudanças positivas”, comenta o presidente da TerraCycle no Brasil, Guilherme Brammer.
 
As embalagens recolhidas também vão gerar receita para instituições sociais. Para participar do programa, os interessados devem se cadastrar pelo site da TerraCycle (www.terracycle.com.br) na Brigada Biscoiteiros Nestlé ou na Brigada NESCAFÉ e preencher os dadosda entidade que receberá a doação ou escolher uma entre as já cadastradas. Depois, basta passar a enviar para a TerraCycle as embalagens recolhidas (mínimo de 100 por remessa). Cada 1,7 gramas de embalagens de biscoitos e cada três gramas de embalagens de café valem dois pontos, que serão revertidos em R$0,02 e pagos diretamente pela TerraCycle para a organização sem fins lucrativos escolhida....
tracking img