Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre as influências dos Antecedentes históricos da Administração.
A Administração tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que no decorrer dos tempos, foram cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias. Apesardos progressos no conhecimento humano, a chamada ciência da Administração somente surgiu no despontar do início do século XX. A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano. Para que ela surgisse foram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis ao seu conhecimento. Os antecedentes históricos que influenciaramna Administração são:
-A influência dos filósofos;
-A influência da organização da Igreja Católica;
-A influência da organização militar;
-A influência da Revolução Industrial;
-A influência dos economistas liberais;
-A influência dos pioneiros e empreendedores.

A influência dos Filósofos.
A Administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antiguidade. A influência dosfilósofos, como Sócrates, que sob seu ponto de vista a Administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão, que analisou os problemas políticos e socias decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego, e em sua obra A República expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles, em seu livroPolítica, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública, pode-se dizer que nos conceitos de Administração, foi marcante a influência dos filósofos para a Administração. Com o surgimento da Filosofia Moderna destacam-se os filósofos Francis Bacon e René Descartes.

A Influência da organização da Igreja Católica.
A Igreja Católica estruturou sua organização,com uma hierarquia de autoridade, essa organização é tão simples e eficiente, que a enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa. Com isso a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações, que passaram a incorporar os princípios e normas utilizados pela Igreja Católica. Desta forma, Influenciou profundamente o pensamentoadministrativo e os princípios de organização pública.

A influência da organização militar.
Influenciou o aparecimento das teorias da administração. A organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Decorrentes destes princípios surgem ainda a centralização do comando e a descentralização da execução, o que forma um modelo bastante utilizado em outras organizações.Outra grande contribuição foi o princípio de direção, que preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que se deve fazer, ou seja, é a sua consciência sobre seus afazeres. Aqui surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o planejamento deveria reduzir o seu impacto. Ogeneral prussiano Karl Von Clausewitz, é considerado o pai do pensamento estratégico. No início do século XIX, escreveu um tratado sobre a guerra e os princípios de guerra e sobre administrar os exércitos em períodos de guerras. Definiu a guerra como uma continuação da política por outros meios. A guerra sempre fora um jogo. Embora cruel e destruidora, um pecado, a guerra sempre constitui umainstituição normal da sociedade humana e um instrumento racional de política. Clausewitz considerava disciplina um requisito básico para uma boa organização. Para ele, a organização requer um cuidadoso planejamento, no qual as decisões devem ser científicas e não apenas intuitivas. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de maneira a minimizar seus efeitos.

A influência da Revolução...
tracking img