Empresas e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA E MEIO AMBIENTE


Introdução

Com o passar dos anos a sociedade percebeu que preservar a natureza é também preservar a si mesmo e a vida humana no planeta porque nos fazemos parte desse sistema. No comeco preocupavam-se apenas com a extinção dos animais, depois passaram a se preocupar com o desmatamento das florestas, a poluição do ar e da atmosfera até que se atentoupara todos os impactos que possam danificar o meio ambiente, por exemplo, a poluição causada por indústrias com a emissão de CO2, gerada principalmente pelos países desenvolvidos.

TACHIZAWA (2004) afirma que "a expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais que a comunidade repassa às organizações induzem a umnovo posicionamento por parte dos empresários e executivos em face de tais atuais questões".

Como forma de observar e divulgar quais empresas realmente mostram uma postura ambientalmente correta foram estabelecidos sistemas de avaliação de desempenho ambiental, com algumas normas e critérios padronizados para o mundo inteiro. O conjunto de normas mais conhecido é o da série ISO 14000.Com isso, não basta somente anunciar que seus processos e produtos não causam problemas ambientais, é preciso provar. E o mais importante nesse processo é que o cliente passa a confiar muito mais na empresa.

Atuar de forma ambientalmente responsável hoje é um diferencial entre as empresas, destacando-as no atual mercado competitivo. Porém, em um curto prazo de tempo, estediferencial se tornará um pré-requisito no mercado e quanto antes as organizacoes perceberem esta nova realidade, mais chances terao de se manterem no mercado.

Análise da empresa no meio ambiente

A gestão ambiental inclui várias atividades que devem ser administradas para gerar estratégias de administração do meio ambiente para confirmar que a empresa está em conformidade com as leisambientais, implementar programas para previnir a poluição, criar maneiras de corrigir os danos causados ao meio ambiente, adequar os produtos às especificações ecológicas e monitorar o programa ambiental na própria empresa.

A questão social também é fundamental para as empresas, pois diz respeito ao seu impacto no sistema social onde operam. É abordada por meio da análise do impacto daorganização sobre as suas partes mais interessadas, que são os colaboradores, fornecedores, os consumidores/clientes, a comunidade, o governo e a sociedade em geral (a nível local, nacional e global). Uma empresa de política social responsável vai procurar diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos, passando a estabelecer e colocar em prática seus sistemas de gestão do meio ambiente.Esses sistemas são novos padrões de gestão da qualidade que atuam como ferramentas para prática de novos procedimentos apropriados em direção à meta do desenvolvimento sustentável. Um bom exemplo de ferramenta gerencial utilizada para melhoria do desempenho ambientalmente responsável é a análise de projetos, pois os mesmos devem ser submetidos à avaliação de impacto ambiental.Colocacão da empresa

A colocacão em relação às questões ambientais está ralacionada ao ato de desenvolver atividades e à imagem da empresa, de forma que se tenha uma posição em relação aos problemas ambientais por ela causados. Algumas delas se utilizam da reciclagem de materiais, do desenvolvimento de processos, do tratamento de resíduos, entre outros.

De acordo comDONAIRE (1999), para uma avaliação bem sucedida de posicionamento da empresa devem-se levar em consideração os seguintes fatores:

• ramo de atividade;

• produtos;

• processos;

• conscientização ambiental;

• padrões ambientais;

• comprometimento gerencial (linha e staff);

• capacidade do pessoal;...
tracking img