Empresa e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar que crescimento econômico e qualidade ambiental podem conviver lado a lado no desenvolvimento sustentável, ao contrário da visão tradicional, que sugere que políticas ambientais são entraves ao setor produtivo. Outrora, crescimento e conservação ambiental, era caracterizada pelo antagonismo, mas estudos recentes sobre competitividade e regulaçãoambiental mostram que empresas podem lucrar com posturas “verdes”, em razão de ganhos de eficiência e de mercado, maior capacidade de captação de capital e redução na percepção de riscos. Mas essa relação virtuosa só será atingida se mecanismos adequados de regulação forem estabelecidos, abandonando a excessiva rigidez das atuais práticas de política ambiental e adotando instrumentos mais flexíveis quefavoreçam a mudança de comportamento empresarial.
Membros do governo e de algumas entidades privadas afirmaram que exigências ambientais são entraves ao crescimento. Se verdadeira, tal premissa implica que a preocupação com as questões ambientais acaba prejudicando o desempenho empresarial e, por conseguinte, toda a economia. Embora não existam evidências empíricas ou sólidos argumentos teóricosque apóiem essa tese, ela é ainda bastante difundida. Vários autores (PORTER; VAN DER LINDE, 1995a, 1995b; LÓPEZ, 1996; KEMP et al., 2000; LUSTOSA, 2002) afirmam o contrário: o investimento em gestão ambiental pode reduzir os custos de produção em médio e longo prazos porque evita desperdícios e ineficiências no consumo de energia e matérias-primas, além de melhorar a imagem da empresa e seusprodutos junto aos consumidores. Ou seja, revertem custos em benefícios: o que seria um problema (atender às normas ambientais) passa a ser uma vantagem, por causa dos ganhos de rendimento, produtividade e mercado. Ao mesmo tempo, com mais recursos, os consumidores passam a ser mais exigentes com as pegadas ecológicas dos produtos que consomem, e o aumento do gasto em recuperação ambiental aumenta ademanda efetiva e o nível de emprego.
Portanto, podem-se criar situações de “ganho-ganho”, em que o aumento de competitividade é simultâneo à melhoria das condições ambientais e, conseqüentemente, da qualidade de vida da população. Revertendo o mito, pode-se dizer que crescimento econômico e qualidade ambiental são complementadores em um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável. É preciso quetanto o setor produtivo quanto o setor público construam uma relação de sinergia, de modo que o marco regulatório favoreça o comportamento proativo por parte das empresas e que, por sua vez, as empresas atuem de forma mais contundente na construção desse novo paradigma. O setor privado tem papel fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Competitividade; Políticaambiental; Responsabilidade
ambiental; Responsabilidade social corporativa; Desenvolvimento sustentável.

2 RESPONSABILIDADES SOCIAIS E AMBIENTAIS

As empresas têm um papel fundamental nesse novo modelo. Estudos recentes mostram que a preocupação ambiental aumenta nas empresas mais propensas a adotar ou gerar inovações, e nas que têm interesses e/ou responsabilidades nos países desenvolvidos, onde émaior a pressão de compradores/investidores para um melhor desempenho da firma (cf. YOUNG; LUSTOSA, 2001). A recíproca por parte do mercado é percebida na valoração dos papéis de empresas que têm um comportamento destacado nas áreas de responsabilidade social e ambiental. O sucesso do Índice Desenvolvimento Sustentável Dow Jones mostra que as empresas com maior preocupação social têm um desempenhomelhor e, por isso, crescem mais, garantindo maior retorno aos seus acionistas. Com isso, a captação de novos investimentos fica facilitada, e a empresa acaba obtendo benefícios financeiros e maior fôlego de crescimento. O bom desempenho socioambiental da empresa também garante o reconhecimento público da liderança empresarial em áreas estratégicas de dimensão econômica, ambiental e social,...
tracking img