Relatorio se

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Método
Sujeito: O sujeito experimental usado para a coleta de dados foi um rato albino da linhagem Wistar e espécie Rattus Norvergicus, ingênuo (sem experimentações anteriores), do sexo masculino,com idade presumida de 3 a 4 meses, pesando aproximadamente 423 gramas. O sujeito é proveniente do núcleo de pesquisas biológicas da Faculdade de Saúde da Universidade Metodista De São Paulo,permanecendo alojado na gaiola de número 60, entre as temperaturas de 21° a 24°. Com disponibilidade de ração Nuvilab e água em seu habitat. Para a realização das práticas o sujeito fica privado de águadurante um período de 48h antes dos experimentos.
Equipamento: Foi utilizada a Caixa de Condicionamento Operante (Caixa de Skinner), composta pela câmara experimental, pela caixa de controle do bebedouroe pela caixa de controle de luz. Para medição de tempo foi utilizado um cronômetro elétrico. Ambos os equipamentos encontram-se no Box sete do Laboratório de Psicologia Experimental da UMESP – campusPlanalto.
Procedimento:
Foram feitas durante o 1º semestre de 2012 varias sessões de experimentos.
A 1º sessão foi realizada em 04 de Abril de 2012 – nesta sessão foi realizada as praticas 1 a 4(nível operante, treino ao bebedouro, modelagem de resposta de pressão à barra). Após colocar o sujeito na caixa de condicionamento iniciamos a pratica 1 nível operante – onde observamos e registramosas respostas do rato, por 10 minutos. Sendo elas: explorar, farejar, limpeza, lamber o bebedouro, tocar a barra, levantar, imobilidade total ou parcial. Como consta no gráfico abaixo:

GRAFICO
Semretirar o sujeito da caixa, damos inicio a pratica 2 – treino ao bebedouro. Acionamos o bebedouro a fim de chamar a atenção do rato para o mesmo, no momento em que o rato percebe que ao ouvir obarulho de acionamento do bebedouro, é liberado a agua, ele passa a ficar prox. a barra que aciona o bebedouro. A agua é liberada em um intervalo de 30 segundos, repetindo-se por dez vezes.
Após treino...
tracking img