Empresas transnacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande
Curso de Relações Internacionais


MAYARA DANTAS DA SILVA PANTALEÃO














EMPRESAS TRANSNACIONAIS



















CAMPO GRANDE
2012
MAYARA DANTAS DA SILVA PANTALEÃO
















EMPRESAS TRANSNACIONAISTrabalho apresentado como requisito parcial para a recuperação da disciplina de Empresas Transnacionais, do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, sob a orientação da Profª Ana Cristina Franzoloso.

















CAMPO GRANDE
2012
SUMÁRIO


1. EMPRESAS MULTI X TRANSNACIONAIS: CONCEITOS...................................04
2.ESTRATÉGIAS PARA INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS...............................05
3. CONHECIMENTOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS..............................................06
4. EMPRESAS TRANSNACIONAIS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS...............10
4.1. AMBEV................................................................................................................10
4.2.HAVAIANAS........................................................................................................10
4.3. EMBRAER...........................................................................................................11
4.4. MICROSOFT.......................................................................................................13
4.5.SHELL.................................................................................................................16
4.6. SONY..................................................................................................................17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................19
1. EMPRESAS MULTI X TRANSNACIONAIS: CONCEITOS



Os conceitos de empresas multinacionais etransnacionais são complementares, ou seja, para se entender um, é necessário compreender o outro.

O conceito de multinacional surgiu e se consolidou a partir da década de 1960, com a publicação de um estudo do governo Truman sobre Multination Corporations, e foi usado para definir as empresas que tinham um foco operacional em diversas nações do mundo (BARAN; SWEEZY, 1974).

Aempresa multinacional possui uma matriz em um país específico. Além disso, descentraliza seus recursos e ativos desta matriz e cria filiais que operam de forma idêntica a ela, montando unidades completas de produção.

A empresa transnacional surgiu como uma derivação da multinacional. A principal diferença está na operacionalização: as empresas transnacionais não descentralizam toda aoperação, mas buscam montar subsidiárias em diversas partes do mundo que possam se adaptar às capacidades produtivas de cada região, buscando, desta maneira, explorar melhor as vantagens competitivas de cada localização. O objetivo é internacionalizar os elos da cadeia produtiva em unidades organizacionais ligadas de forma transnacional. Na matriz, existe a centralização da administração e a gestão deativos no exterior (CAMPOS; CANAVEZES, 2007).

Uma empresa transnacional não tem capital social pertencente qualquer país em particular e não domina necessariamente o processo de produção na sua totalidade. Certo produto pode, dentro deste sistema, ter os seus componentes produzidos em diversas regiões do mundo e montados numa localidade específica. Isto acontece principalmente sob umaeconomia globalizada, em que as empresas procuram a redução dos custos com o objetivo de se tornarem mais competitivas e de dominarem o mercado a que se destinam os seus produtos ou serviços (CAMPOS; CANAVEZES, 2007).


2. ESTRATÉGIAS PARA INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS



Os países em desenvolvimento são os principais interessados em abrir filiais de empresas transnacionais e...
tracking img