Empresas Transnacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Uma Empresa transnacional é uma entidade autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais, sendo acusadas por alguns, por este motivo, de não serem vinculadas a qualquer país, mesmo àquele no qual se originou.

Globalização: a inserção das transnacionais

A globalização corresponde a maisrecente fase da expansão capitalista. Este processo difere dos demais por dispensar a ocupação territorial. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, obtidas graças à agilidade nos deslocamentos e à eficiência das comunicações.
O motor da globalização é a competitividade. Visando à obtenção de produtos competitivos no mercado as grandes empresas financiamou promovem a pesquisa, do que resulta um acelerado avanço tecnológico. Esse avanço implica informatização de atividades e automação da indústria, incluído até a robotização de fábricas.
Neste aspecto, a produção deixa de ser local para ser mundial, o que também ocorre com o consumo, uma vez que os mesmos produtos são oferecidos à venda nos mais diversos recantos do planeta. Nessas condições, aeliminação de barreiras entre as nações torna-se uma necessidade, a fim deque o capital possa fluir sem obstáculos. Neste contexto inserem-se as transnacionais.

Multinacionais X Transnacionais

O termo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à ideia de que uma empresa teria várias nacionalidades. Atualmente, tais empresas recebem a denominação de Empresatransnacional, pois na realidade são empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem. Abaixo estão alguns exemplos de transnacionais:
Petrobras, Gerdau, Vale, Aracruz, Sadia, Microsoft, Coca-Cola, HSBC, Nokia e McDonald's.

A importância das transnacionais

Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seuterritório é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região. Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos. Os investimentos realizados por essasempresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz. A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviçosde telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.

Lado positivo e negativo das transnacionaisPositivo = o incentivo à competitividade, quando países com custos mais baixos de produção são beneficiados com a geração de postos de trabalho e o recolhimento de impostos sobre o que for produzido, e o consequente desenvolvimento da indústria. Aumenta também a produtividade e reduzem-se os custos por consequência.
Negativo = Como pontos negativos, podemos citar a redução artificial de custosde produção por países interessados em ganhar competitividade no mercado internacional, sacrificando os trabalhadores com baixos salários e condições sociais.
Podemos também considerar a volatilidade dos empregos gerados, pois a partir do momento em que é desvantajoso produzir em certo país, a empresa tem liberdade de fechar as portar e se instalar em outro local.

Transnacionais brasileiras...
tracking img