Empresas transnacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

No mundo atual com a globalização e a internet, as Corporações Transnacionais e os Negócios Internacionais têm surgido como uma fonte inesgotável de possibilidades de crescimento, acesso a mercados, possibilidades de ganhos e realizações.


2. Conceito de Corporações Transnacionais


Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através dainstalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.


Basicamente, uma empresa transnacional foi um resultado daFragmentação do Processo Produtivo, em que as multinacionais perderam suas fronteiras graças ao desenvolvimento dos transportes e da comunicação sobretudo a partir da 3ª Revolução Industrial.


Uma empresa transnacional não tem capital social pertencente a qualquer país em particular e não domina necessariamente o processo de produção na sua totalidade. Um certo produto pode, dentro deste sistema,ter os seus componentes produzidos em diversas regiões do mundo e montados numa localidade específica. Isto acontece principalmente sob uma economia "globalizada", em que as empresas procuram a redução dos custos (de mão-de-obra, de impostos, de acesso a financiamentos mesmo em países mais pobres do que aquele da qual ela se originou e etc) com o objetivo de se tornarem mais competitivas e dedominarem o mercado a que se destinam os seus produtos ou serviços.


As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmentenos países em desenvolvimento.



 


[pic]
Empresas Transnacionais


Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.


Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor,infra-estrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.


Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada àmatriz.


A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.


Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade,sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.


Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.


Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, GeneralMotors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.


3. Globalização e as empresas transnacionais


A globalização da economia é evidenciada pelo crescente processo de internacionalização e interdependência entre os países. Grande parte dessa transformação decorre não somente de aspectos macroeconômicos, como a financeirização e a liberalização observada nas últimas duas...
tracking img