Empresas ponto com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS EMPRESAS PONTOCOM

É no fim da década de 1990 que começam a surgir as empresas PONTOCOM, empresas essas que nada mais eram do que lojas virtuais na internet. Tamanha era a abrangência dessas empresas que estas chegam ao fim da década com “níveis astronômicos de capitalização” (KOTLER; KELLER, 2006. Pg. 489)
Justamente por conta de seus níveis de capitalização é que começam a surgir rumoresde que as empresas PONTOCOM traçariam uma nova economia mundial, mas para que possa tornar compreensível tudo isso, analisaremos o surgimento, desenvolvimento, e falecimento das PONTOCOM.
Em 1992, a internet ultrapassava a marca de 1 milhão de computadores conectados. No mesmo ano, eram testados os primeiros protótipos de navegadores para a web. Na época, a rede já tinha 23 anos de história eestava conectada ao Brasil, mas ainda era praticamente desconhecida do grande público e qualquer menção a ela deveria ser seguida da explicação “a rede mundial de computadores”. Meses depois, tudo era diferente: os navegadores tornavam-se populares, empresas “ponto com” já eram notícia, diversos tipos de vírus circulavam pela rede, as Nações Unidas inauguravam sua página e endereços de e-mailpassaram a fazer parte de cartões de visita. (KENSKI, 2002)
Segundo Bonetti (2012) muitas pessoas passaram a investir nas empresas PONTOCOM (com start ups) fazendo com que as empresas tornassem bolsas de valores.
“As ações das empresas PONTOCOM e de alta tecnologia subiram vertiginosamente. Foi criada uma nova bolsa de valores especialmente para o ramo: a Nasdaq (National Association of SecuritiesDealers).” ( TERRA, 2012)
A Nasdaq é uma “bolsa sem corretores onde as transações são feitas de forma automatizada pela internet, exatamente como a na Bovespa.”. (TEIXEIRA, 2011)
O “negócio” PONTOCOM torna-se tão imenso que segundo Teixeira (2011) “em 2000 [...], chegaram a ser listadas 5000 mil ações” na bolsa de valores Nasdaq.
Empresas, serviços, políticos, ONGs e tantos outros puseram-se nouniverso virtual, transformando-se em um espelho da vida comum. O dinheiro de outros setores começava a ser canalizado para sites, produtos e serviços da rede. O e-commerce surgia como um novo canal de vendas. A Internet prometia um futuro rico, infinito e cheio de possibilidades. (TERRA, 2012)
“As empresas PONTOCOM fazem surgir diversas profissões novas e eleva o status de algumas maistradicionais, principalmente nas áreas de comunicação, administração e finanças” (RODRIGUES, 2012).
Empresas PONTOCOM são todas aquelas que utilizam da internet para a venda de produtos, disponibilização de um sit ou qualquer outra coisa que na internet utilize o domínio .com.
“As pessoas acreditavam que o fato de uma empresa ter um website, além de significar status e criar uma imagem mais moderna damesma, era um passo revolucionário para o novo milênio.”. (FOLHA ONLINE, 2012)
Com empresas PONTOCOM a internet torna-se uma plataforma de negócios e “O ClariNet foi a primeira companhia criada para usar a internet como plataforma de negócios” (CYSNEIROS, 2009)
Criado antes da invenção da HyperText Markup Language (HTML) – Linguagem de Marcação de Hipertexto – em 1990, por Tim Berners-Lee, oClarinet.com oferecia notícias de agências e outros conteúdos usando o protocolo USENET (junção das palavras ‘user’ e ‘network’) '– sistema distribuído de discussão na internet. (CYSNEIROS, 2009)
“Podemos citar a criação de grandes corporações, como no caso da reunião da America On Line (AOL) e Time-Warner, uma óbvia consequência do momento.” (BRASIL ESCOLA, 2012)
Segundo Bonetti (2012) as empresasPONTOCOM podiam existir de duas formas, a primeira é a Bricks & Clicks, que eram empresa que existiam na internet, mas também fisicamente, a segunda eram as empresas Pure Play, ou seja, era uma empresa que existia somente na internet.
Mesmo com a ascensão de tantas empresas á internet, “algumas empresas como a Compaq, temia que os varejistas se recusassem a vender sua linha de computadores...
tracking img