Empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMPRESAS FAMILIARES

RIO DE JANEIRO 19 de Junho de 2012

AIMARA EMILIA JUSTA PEREIRA

EMPRESAS FAMILIARES

Monografia apresentada à Universidade Veiga de Almeida do curso de Graduação em Administração. Orientador(a): Profª. Daniele Migueleto.

RIO DE JANEIRO 19 de Junho de 2012

TEMA DA PESQUISA Empresas Familiares, o seuFortalecimento, o Conflito e o Processo Sucessório. OBJETIVO O principal objetivo é mostrar os aspectos administrativos de uma empresa familiar, bem como, o seu conceito; suas características; seus pontos fortes e fracos; cultura organizacional; a sua profissionalização e sua sucessão; o seu fortalecimento, os conflitos, as suas dificuldades e facilidades e também as necessidades em serem colocadasadequadamente no que se trata como boas condutas administrativas. JUSTIFICATIVA Estudo e análise da empresa familiar, o seu fortalecimento, os conflitos e os processos de sucessão como uma contribuição para a sociedade. O ciclo de vida da empresa familiar está ligado diretamente ao processo sucessório, portanto, deve haver planejamento onde o sucessor deve possuir características, atitudes ehabilidades necessárias e conhecimento da empresa que passará a administrar. REFERENCIAL TEÓRICO As empresas familiares iniciam das mais diferentes formas, algumas nascem para suprir as necessidades de uma região ou comunidade, outras pela vontade de alguém ser dono do seu próprio negócio ou ainda pela falta de oportunidade de emprego. Muitos negócios no Brasil e no mundo iniciaram-se como empresasfamiliares guiadas pelo espírito empreendedor de seus fundadores, exemplos conhecidos, tais como: Gerdau, Wall Mart e o Pão de Açúcar. A profissionalização da administração tem sido apontada como uma das alternativas para a solução de problemas de sucessão. Normalmente, a referência é feita ao profissional não familiar, mas nada impede que a empresa se profissionalize através de membros da família,profissionalmente preparados. Além da competência, a empresa necessita de postura profissional de seus dirigentes. Conforme Padula (1998), a profissionalização começa a ocorrer quando a organização deixa de ser apenas um negócio de família para tornar-se uma empresa profissional. A separação da propriedade da gestão passa a ser percebida com mais clareza. A profissionalização da gestão das empresasfamiliares faz com que a sucessão e a continuidade dos negócios tornem-se uma preocupação menor.

Conceitos de empresa familiar A empresa familiar é provavelmente uma das mais antigas formas de negócio, praticadas ao longo da evolução da humanidade. Desde antes do mercantilismo, já se ouvia falar das unidades de manufatura de mercadorias. Para Vidigal (1996, p. 14) conceitua que:
A não ser ascriadas pelo governo, todas as empresas, na origem, tiveram um fundador ou um pequeno grupo de fundadores, que eram seus donos. As ações ou cotas da empresa seriam provavelmente herdadas por seus filhos. Praticamente todas as empresas, foram familiares na origem. (VIDIGAL, 1996, p. 14).

Bernhoeft (1991, p. 35) define empresa familiar como “aquela que tem sua origem e sua história vinculadas a umafamília; ou ainda, que mantém membros da família na administração dos negócios”. Para Oliveira (1999), a empresa familiar é caracterizada como aquela que transfere o poder decisório de maneira hereditária a partir de uma ou mais famílias. Ainda, de acordo com Bernhoeft (1991), muitas das características das empresas familiares também podem ser encontradas em empresas tidas como profissionais.Isso pode demonstrar que o aspecto familiar está muito mais relacionado ao estilo com que a empresa é administrada do que somente ao fato de seu capital pertencer a uma ou mais famílias. Para Donneley apud Bernhoeft (1991) uma empresa é considerada familiar quando está perfeitamente identificada com uma família há pelo menos duas gerações, e quando essa ligação resulta numa influência recíproca na...
tracking img