Empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação nomercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).
As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica quedesenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas dosetor secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do setor terciário (empresas que se dedicam àprestação de serviços ou ao comércio).
Quando essas empresas são constituídas, elas já tem a obrigação de pagar tributos que já é imposta as pessoas físicas e pessoas jurídicas derecolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes. No Brasil existem os impostos Federais, Estaduais e Municipais, sendo que, cada um tem seus tipos de impostos e o destino certopara onde vai esse dinheiro recolhido.
Entre os tipos jurídicos que existem de uma empresa ser constituída é a sociedade anônima ou S/A, que é tem o capital dividido em ações e aresponsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Quando a empresa é constituída com o objetivo social de indústria, elabasicamente vai transformar um produto natural ou semimanufaturado (bem intermediário) e vais submeter o mesmo a um processo produtivo até tornar-se um produto acabado. Asmatérias-primas tanto podem ser de origem animal, como vegetal ou mineral. ou de outra ou outro tipo de origem.

Luciene Colpas Mascotto Pedroza
Técnico em Contabilidade
1º Semestre
tracking img