Empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cristiane Florencio
Felipe Pereira de Assis
Ivan Freitas
Natalia Nascimento
GERDAU
Campinas SP
2012


Cristiane Florencio
Felipe Pereira de Assis
Ivan Freitas
Natalia Nascimento
GERDAU
Campinas SP
2012
Trabalho apresentado como exigência de conclusão da disciplina Teoria Geral da Administração do curso Administração de Empresas das Faculdades Integradas Metropolitanas de CampinasProfessor orientador: Luiz



Sumário
Introdução 4
Empresa. 5
Histórico 5
Perfil da Empresa 5
Missão, Visão e Valores 6
Missão 6
Visão 6
Valores 6
Mercados e Produtos 6
Potencial de Consumo e Expansão 7
Concorrentes 7
Clientes e Fornecedores 8
Colaboradores 8
Plano de carreira 8
Operação Industrial 9
Financeiro 9
Controles Financeiros 9
Departamento de Cobrança 10Controles estatísticos 10
Ferramentas de Gestão 10
Prêmios e Certificações 10
Sustentabilidade 10


Introdução
Nesse trabalho vamos demonstrar a evolução da empresa GERDAU, desde a criação do grupo em 1948 até a multinacional que é hoje. Líder no segmento de aços longos no mercado mundial, com filiais espalhadas pelos cinco continentes. Comprometida com a realização das pessoas e com odesenvolvimento sustentável da sociedade.


Empresa.
Histórico
O Grupo Gerdau iniciou suas operações em 1901, com a fundação, por João Gerdau, da fábrica de pregos Pontas de Paris, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em 1917 Hugo Gerdau assumiu a fabrica de pregos, sucedendo João Gerdau, em 1939 dois executivos assumiram a Fabrica (Norberto Nickhorn e Waldomiro Schapke), em 1947 iniciou asatividades Siderúrgicas do grupo.
Em 110 anos de atividades, o Grupo Gerdau contribuiu de forma fundamental para a historia da siderúrgica e indústria brasileira. Com o objetivo de suprir a escassez de matéria- prima logo após a II Guerra Mundial, a Gerdau adquiriu a Siderúrgica Riograndense S.A. Com essa aquisição em Fevereiro de 1948, o Grupo Gerdau iniciou suas operações siderúrgicasutilizando sucata como matéria- prima e baseado na estratégia de comercialização regional para garantir custos operacionais mais competitivos.
Com o crescimento do mercado, acabou impulsionando a instalação, em 1957, de uma segunda unidade da Riograndense, em Sapucaia do Sul, consolidando a siderúrgica como o negocio foco do Grupo. Em 1962, o crescimento consistente da produção de pregos levou aconstrução de uma fábrica mais moderna e com maior capacidade na cidade de Passo Fundo, RS, que hoje não opera mais e teve sua produção distribuída em outras unidades do Grupo.
Em 1967, a rota de expansão da Empresa chegou a São Paulo, com a compra da Fabrica de Arames São Judas Tadeu, produtora de pregos e arames. Posteriormente, a empresa foi renomeada Comercial Gerdau, passando a ser o segmento dedistribuição de produtos siderúrgicos da Empresa. Em 1969, a Gerdau deu seu primeiro passo em direção ao nordeste do País, com o início da produção de aço em Pernambuco, por meio da Siderúrgica Açonorte. Já em 1971, foi iniciada a construção as Usina Cosigua, no Rio de Janeiro.
O processo de internacionalização do Grupo teve início em 1980 com a aquisição da Siderúrgica Laisa, no Uruguai, e continuouem 1989, com a aquisição da Gerdau Ameristeel Cambridge, no Canadá. Com o passar dos anos, a Gerdau ampliou sua participação no mercado internacional por meio de aquisições de unidades na Argentina e principalmente, na América do Norte. Todo esse processo, iniciado no Brasil em 1901, fez do Grupo Gerdau um dos maiores produtores de aço do Mundo.

Perfil da Empresa
A Gerdau é líder no segmentode aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países- nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano, reforçando seu Compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.Com mais de 140 mil...
tracking img