Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DEFINIÇÃO

A empregabilidade baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade deadaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais. Esses fatores vêem modificando o papel das pessoas nas empresas. Em contrapartida, estão alterando profundamente o perfil profissional dos funcionários, trazendo consigo uma verdadeira seleção natural das espécies profissionais. Quem não se ajusta a esse perfil está fadado a perder o emprego pra outro candidato mais adequado asnovas demandas e expectativas do mercado.
O termo “empregabilidade” foi criado por José Augusto Minarelli no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.
Segundo Minarelli (1995, p.11) “empregabilidade é a condição de serempregável, isto é, de dar ou conseguir emprego para seus conhecimentos, habilidades e atitudes intencionalmente desenvolvidos por meio de educação e treinamento sintonizados com as novas necessidades do mercado de trabalho”.
Para Chiavenato (1998) empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessário para uma pessoa manter-se colocada em uma empresa. Exprime acapacidade de conquistar e de manter um emprego de maneira sempre firme e valiosa. Essa capacidade deve necessariamente incluir flexibilidade e inovação da pessoa para acompanhar a irresistível mudança. O emprego está se tornando temporário, parcial, fugidio e passageiro. Mais do que isso: multifuncional, flexível e mutável.
As empresas também abandonaram a postura paternalista de garantia deemprego eterno que predominou durantes décadas a fio. Antes, a carreira exigia dedicação lealdade e garra para galgar os patamares da hierarquia da empresa. Em troca, a empresa oferecia um emprego vitalício até a aposentadoria e cuidava da carreira do empregado como se ele fosse seu dependente. Com a nova visão do mercado e do trabalho, houve uma profunda mudança no contrato de trabalho e, emconsequência, a quebra do vínculo trabalhista, desestabilizando a relação entre empresa e empregado. Agora, a peteca está nas mãos de cada funcionário. Depende de cada um a administração de sua carreira e das condições pessoais de sobrevivência e crescimento nessa luta incessante. É o autogerenciamento de carreira. Com a necessidade de funcionar com estruturas enxutas e simples, mas como mesmo nível dequalidade e de produtividade, o emprego tende a reduzir-se cada vez mais e as pessoas que nele permanecem terão suas funções e atividades modificadas para acompanhar a evolução do mercado. A competitividade está exigindo de cada pessoa um contínuo investimento em sua carreira e em sua preparação e qualificação profissional.


2. AS BASES DA EMPREGABILIDADE
A tecnologia vai queimando velhasocupações e criando novos empregos. O emprego está se tornando um artigo escasso nos tempo de hoje. A caretira assinada é um documento que está rareando na praça. A empresas estão fazendo um intenso regime de recursos e suas estruturas organizacionais estão emagrecendo dia a dia, reduzindo os níveis e cortando pessoas. Nessa condições, os gerentes que restam não têm condições de dar atenção àcarreira de sua equipe. A carreira tornou-se um bem muito precioso para ser relegado a terceiros. A direção da carreira foi devolvida a cada executivo ou funiconário. Quem tem de cuidadr da carreira é cada um.
As bases da empregabilidade repousam sobre competências que as empresas requerem de seus executivos em diferentes graus. Chiavenato (1998) apresentou da seguinte forma:
2.1 Agregar...
tracking img