Empregabilidade

Páginas: 13 (3129 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
INTRODUÇÃO


Independentemente de sexo, raça, religião ou condições físicas e mentais, trabalhar é de vital importância para qualquer pessoa adulta. Atende a todas as necessidades pessoais e resgata a própria dignidade.
Uma pessoa é plenamente empregável quando demonstra capacidade para funcionar com desenvoltura nos ambientes de trabalho. A competência global para a vida de trabalhocorresponde exatamente à idéia conceitual de empregabilidade, que pressupõe fatores físicos, pessoais, psicológicos e sociais.
Empregabilidade. Um termo relativamente novo e pouco conhecido. Foi criado no fim da década de noventa e em suma significa a capacidade de um profissional de se adequar à necesidade do mercado.
É um tema muito interessante, e que vem ganhado cada vez mais espaço em nossasociedade.
A empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na montagem do próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa. É preciso estar respaldado em raízes fortes que fomentem o crescimento e a transformação profissional.
O desenvolvimento de competências e habilidades torna-se uma premissa para o ingresso deprofissionais em um mercado tão competitivo e veloz. A sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos contribuem para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade.
O presente trabalho é realizado justamente neste intuito, o de esclarecer a importância da empregabilidade na atualidade, quais são suas bases, e a melhor maneira de entendê-la e se aproveitar dela pra benefício próprio.1. EMPREGABILIDADE
Segundo o dicionário, o verbo empregar pode siginificar o ato de dar emprego; dar colocação; aproveitar os serviços e atividades de alguém.
Já o termo empregabilidade baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção,abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais. É uma palavra nova e da qual muitos ainda desconhecem o significado, mas passou a ser muito citada em livros, artigos e, principalmente, nas conversas entre profissionais.
O termoempregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao Mercado de Trabalho.
Em algumas organizações, a empregabilidade vem ganhando espaço sob a forma de política e orientação, sobretudo para as áreas detreinamento e desenvolvimento.
Para se ajustar às exigências da economia global, as organizações tem se modificado com cada vez mais rapidez e já não garantem mais o emprego do profissional até a aposentadoria, como ocorria antigamente. Resultado: os empregadores começam a dotar uma nova política de preparar os seus funcionários para que estejam em condições de ter trabalho quando deixarem aorganização.
As grandes empresas vem oferendo menos postos de trabalho a cada dia. O grande mercado da empregabilidade está, atualmente, em centenas de pequenas e médias empresas que se formam para prestar serviços cada vez mais atualizados.
Tais mudanças mudaram definitivamente o conceito de segurança profissional. Ser um empregado fiel e dedicado não garante o emprego. Agora a segurança é consequência daatratividade do empregador de serviços aos olhos dos empregadores, de acordo com necessidades momentâneas. Curiosamente, as exigências do empregador são geralmente criadas pelas mudanças que eliminam a segurança do trabalho.
Uma boa definição de empregabilidade pode ser tirada do conselho que Charles Handy, autor do livro A Era da Incerteza, deu a seu filho quando este recebeu se diploma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!