Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREGABILIDADE: O PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROFISSIONAL DO FUTURO.

Resumo

As mutações do mercado enfatizam a necessidade dos administradores repensarem o papel que lhes cabe na sociedade de consumo e uma das ferramentas que podem ser utilizadas para que ele se mantenha empregado empregável é o planejamento de carreira. Com organizações cada vez mais enxutas,tecnologias cada vez mais sofisticadas, o profissional vai perdendo seu lugar. É preciso então que ele adote a postura de não parar de aprender a fim de que possa assumir as mais variadas funções geradas pelas novas tecnologias. A idéia de “estabilidade no mercado, uma boa remuneração, um futuro profissional relativamente bem traçado e previsível, uma formação adequada” (CHANLAT, 1996: 14), não maisse aplica à realidade corporativa atual devido a mudanças sociais, políticas e econômicas. O presente trabalho visa analisar a necessidade de planejamento de carreira do Administrador como dinâmica da empregabilidade no mundo corporativo, observando questões ligadas à aquisição e manutenção do emprego, assim como as competências que o mercado de trabalho valoriza.
Palavras- chaves:empregabilidade; planejamento de carreira; mercado de trabalho.



1. Considerações iniciais

Empregabilidade é um termo recente bastante discutível no cenário corporativo atual de reestruturação do emprego em nível mundial, onde se percebe uma diminuição dos cargos, inversamente proporcional ao número de pessoas desocupadas. Este aspecto representa a probabilidade das pessoas terem que apresentaratributos que os empregadores impõem como necessários para o desempenho da organização (MOROSINI, 2001). Empregabilidade pode ser interpretada como o conjunto de ações e comportamento das pessoas, a fim de desenvolver habilidades que promovam sua colocação no mercado de trabalho. Este termo ainda pode ser entendido como “habilidade de obter ou manter um emprego ou trabalho” (MINARELLI 1995, p. 37),referindo-se à condição do empregado se manter no mercado. O termo teve seu advento na década de 90, movido pela globalização, com a abertura do mercado brasileiro às importações e à revolução tecnológica. Principalmente esses fatores impulsionaram a busca por um maior desenvolvimento da mão-de-obra, trazendo empregabilidade como um novo conceito para o perfil do trabalhador, que deve apresentarcapacidades diversas, indo muito além do exigido em sua área de atuação, tornando-se polivalente em conhecimento e habilidades. É o “conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e relações que tornam o profissional necessário não apenas para uma, mas para toda e qualquer organização [...] Agora, mais importante que apenas obter um emprego, é tornar-se empregável, manter-se competitivo em ummercado em constante mutação. Preparar-se, inclusive, para várias carreiras e diferentes trabalhos – às vezes simultâneos” (MEHEDFF, 1997: 40). Empregabilidade pode ser entendida, então, como a condição de ser empregável, é a capacidade do profissional se manter ou encontrar um novo emprego.
Uma das bases da empregabilidade, um componente essencial está na educação profissional de formacontinuada, e, no caso deste estudo, no planejamento de carreira. No mercado competitivo, é fundamental manter-se atento às novas metodologias que contribuam com a potencialização das habilidades dos colaboradores. Investir nisso ajuda a confeccionar um quadro de pessoas engajadas e comprometidas com os objetivos da empresa, como um dos projetos essenciais e que oferece diversos caminhos para odesenvolvimento. Planejamento de carreira existe para dar sustentação à empregabilidade.


Fonte: Adaptado de (MOROSINI, 2001).

2. Empregabilidade X Planejamento de Carreira

Empregabilidade é tida como o conjunto de ações que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos que vão proporcionar ao profissional uma colocação no mercado de trabalho. Embora sem uma...
tracking img