Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso 1

Fonte: adaptado de PELISSARI, Anderson Soncini; SOUZA, Juliana Barreto de; GONZALEZ, Inayara Valéria Defreitas Pedroso; MARGOTO, Julia Bellia. Empreendedorismo: Fatores de Sucesso e Insucesso de Micro e Pequenas Empresas. In: VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resente (ES), 2011.

Khalil e Khemel eram sócios em uma loja de roupas masculinaslocalizada em uma região privilegiada da cidade. Em 2006, um amigo de Khalil teve a ideia de abrir uma lanchonete de refeições saudáveis e naturais, a qual funcionaria no período da tarde até à noite. Interessados na ideia, os dois sócios abriram o novo negócio em sociedade com o amigo que dera a ideia inicial. O local escolhido foi o próprio ponto da loja de roupas. Assim, a loja que funcionava em duassalas passou a funcionar em apenas uma, cedendo espaço à lanchonete. Com oito meses de funcionamento, os sócios observaram um aumento na demanda da lanchonete e concluíram que havia necessidade de ampliá-la. Decidiram, portanto, fechar a loja de roupas e ocupar todo o espaço com a lanchonete. Em razão de problemas pessoais, Khemel decidiu deixar a sociedade, deixando a empresa sob a responsabilidadede Khalil e seu amigo.
Os dois estavam entusiasmados com a perspectiva de que o novo negócio fosse mais lucrativo que o anterior, pois a lanchonete parecia ser mais rentável que a loja de roupas. A oportunidade de aproveitar a boa localização também foi um fator muito relevante na continuidade do negócio, além da motivação de ter o próprio negócio e evitar um emprego em que teriam de sersubordinados a alguém.
A empresa Lanches Naturais (nome fictício) servia sanduíches, sucos e alimentos naturais e diferenciados. Havia um elevado fluxo de pessoas pela região, onde também funcionavam bares e boates no período da madrugada. A ideia inicial da lanchonete era funcionar nos períodos da tarde e da noite, sem estender-se para a madrugada. Entretanto, com o aumento da quantidade de clientes nofinal da noite e início da madrugada, optou-se por estender o horário de funcionamento da lanchonete. Além disso, entre os clientes do período noturno, havia uma grande procura por produtos que não eram o foco do negócio, tais como bebidas alcoólicas e aperitivos. Assim, com o tempo, decidiu-se ampliar e redirecionar o negócio, em virtude do perfil dos clientes.
Para financiar o negócio, atéaquele momento os sócios tinham utilizado apenas seus próprios recursos. Entretanto, com a ampliação, foi necessário fazer um empréstimo bancário para ser utilizado na obra de ampliação e no capital de giro da empresa. Como a empresa já possuía um histórico positivo junto aos bancos com os quais se relacionava, não houve dificuldade em captar esse recurso.
Khalil era graduado em administração e játinha realizado alguns cursos na área de empreendedorismo, mas tanto ele quanto seu sócio não possuíam experiência no ramo alimentício. As rotinas de trabalho passaram a ser longas, chegando a 18 horas por dia. Khalil deixou de dar atenção à sua família e amigos, além de não ter mais tempo para desenvolver qualquer outra atividade.
Sob a responsabilidade de Khalil ficavam as áreas de gestão depessoas, marketing, compras e controle de estoques. Seu sócio se responsabilizava pela área financeira. Mas, apesar desta divisão das tarefas operacionais na administração da empresa, os dois opinavam em questões mais estratégicas, relacionadas a algum tipo de planejamento para o futuro. Ambos tinham conhecimento na área de administração, o que facilitava a gestão do negócio. Por outro lado, com ocrescimento da empresa, ficaram sobrecarregados com muitas tarefas administrativas que poderiam ser delegadas a outros profissionais da área.
Em 2008, o sócio de Khalil abandonou a sociedade. Em 2009 o empresário optou pelo fechamento do negócio. Ao ser questionado sobre os motivos que o levaram a desistir do negócio, Khalil mencionou a dificuldade em contratar mão-de-obra especializada e a falta...
tracking img