Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
ETEC Hortolândia
Curso de Administração








Rosiane Tomaz
Selma Lima










Empreendedorismo



















Hortolândia
2009



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
ETEC Hortolândia
Curso de Administração





RosianeTomaz

Selma Lima








Empreendedorismo








Trabalho de conclusão de conclusão de curso em Administração sob orientação do prof. Rogério D. F. dos Passos












Hortolândia
2009






Sumário

1. Justificativa.................................................................................................42. Objetivos Gerais...........................................................................................5
3. Apêndice......................................................................................................6
4. Referência Bibliográfica............................................................................7
4.1 Livros
4.2 Artigos científicos4.3 Artigos de revistas
4.4 Artigos de jornal
4.5 Rede mundial
5. Anexos.........................................................................................................8













Capitulo 1


1.1. Qual a origem do empreendedorismo?

A palavra Empreendedorismo do latim (entrepreneer) surgiu na França entre osséculos XII e XVIII, para qualificar a ação de pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico.


No entanto foi o economista Jean Baptiste Say que no século XIX que enfatizou que o empreendedor é um individuo capaz de mover recursos econômicos para a produção. Já Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiu esse individuo como o processo ‘criativo edestrutivo’ do capitalismo.


Posteriormente Peter Jerdenand Drucker ‘o pai da administração moderna’ ampliou a definição de Say de maneira que os empreendedores aproveitassem as oportunidades para criar mudanças, onde empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais. No século XVIII os capitalistas e os empreendedores foram finalmente diferenciados, e no século XIX e nocomeço de XX, os empreendedores foram confundidos com administradores.








1.2. O que é empreendedorismo?


Segundo o estudioso Dolabela (1999, apud UFMG, s/d)

Empreendedorismo é a pessoa que tem visão, sabe conversar com sócios, colaboradores, investidores. Além da energia e da perseverança, paixão pelo que faz e desejo de construir algo do nada, continuam em frente mesmocom obstáculos.


Durante muito tempo a personalidade foi utilizada para definir se uma pessoa é ou não empreendedora. No entanto, observe-se que esse conceito já foi superado.


Os estudos mostram que o empreendedor reflete as características do lugar onde vive, sendo influenciado pala família, educação, cultura local, e por este motivo existem regiões mais empreendedoras que outrasSão apresentados vários conceitos sobre empreendedorismo, mas se construiu um senso comum que a inovação aliada a força de vontade converge em grandes resultados.


Empreendedorismo é a habilidade de fazer nascer algo a partir de nada, sendo a percepção de aproveitar oportunidades, de ver uma nova forma de uso de recursos.


Segundo Tenanans (citado por Dolabela, 2006), oempreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que foi a revolução industrial para o século XX.


O empreendedor deve constantemente buscar novos caminhos e soluções tendo em vista as necessidades dos outros, e, enquanto os outros enxergam apenas dificuldades e insucesso, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso.


O empreendedorismo, portanto, é o...
tracking img