A guera dos cartoes de creditos

615 palavras 3 páginas
O executivo Roberto Medeiros concedeu sua última entrevista como presidente da Redecard à DINHEIRO. Na ocasião, ele discorreu com fluência sobre a expansão das bandeiras transacionadas pela companhia, os planos de fidelização dos lojistas e a chegada de novos concorrentes ao mercado brasileiro. Nada enfim, que antecipasse o que ocorreu no dia seguinte: sua substituição, pura e simples, por Cláudio Yamaguti, profissional egresso do Banco Itaú, controlador da Redecard.

A troca de comando, recebida com surpresa no mercado, foi provocada pelo descontentamento dos acionistas com a estratégia de Medeiros, que privilegiou a ofensiva no crescimento da empresa e não defendeu a rentabilidade. Yamaguti deve reduzir a marcha forçada da Redecard em favor da melhoria das margens de lucro.

Essa mudança é o movimento mais recente de uma guerra nas companhias que instalam as máquinas de processar transações por cartão, as chamadas “adquirentes”. Em julho de 2010, uma medida do Banco Central (BC) extinguiu a chamada exclusividade de bandeira, o que modificou profundamente o equilíbrio do setor. Até então, a Cielo, (ex-Visanet) controlada pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil, aceitava apenas cartões da bandeira Visa. Por seu turno, a Redecard operava somente com a bandeira Mastercard. Juntas, elas intermediavam transações de R$ 445 bilhões em 2010, mais de 90% de todo o mercado. Pelas novas regras, a dupla foi obrigada a aceitar os cartões da concorrência. Como consequência, lançaram-se à ofensiva em direção ao território das oponentes e passaram a ter de conviver com novos invasores.

A primeira carga foi feita junto ao varejo e a munição foram os preços. A Cielo e a Redecard reduziram o percentual que cobravam para processar as transações, o que causou baixas nas margens de lucro. No último trimestre de 2010, a margem da Cielo caiu para 38,7%, abaixo dos 43,6% anteriores à exclusividade. A Redecard viu os números caírem 4,1 pontos percentuais, de 43,4% para

Relacionados

  • A Hist Ria Da Computac O
    5669 palavras | 23 páginas
  • História da matemática
    52774 palavras | 212 páginas
  • Dinâmica de eventos e seus Impactos na Hotelaria Paulistana - Tesse de Doutorado - 2007
    74318 palavras | 298 páginas
  • DELEUZE Gilles Clinica E Critica
    67202 palavras | 269 páginas