Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este desafio de aprendizagem tem com objetivo

Fazer plano de aula, semestre e também como

Encerramento da disciplina de Libras, pelos

Acadêmicos do 2º semestre, de Pedagogia.

“Toda deficiência representa uma barreira entre a criança e a vida sob seus diferentes aspectos: a criança e os objetos que ela deve manipular; a criança e as pessoas com quem tem que lidar;a criança e o mundo a descobrir, a criança e a imagem que vai construir de si mesma, neste confronto ativo”

(Aufauvre)

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da existência humana, a comunicação esteve presente como uma necessidade básica de sobrevivência. Foi a partir dela queas pessoas puderam estabelecer relações e conviver em grupos, ou seja, ao considerarmos o ser humano um ser social, passamos a entender a importância da comunicação é o quanto ela e fundamental e necessária para o convívio e relacionamento em sociedade e/ou grupo social, visto que, através das relações sociais há uma tendência maior na aproximação das pessoas, um intercâmbio de culturas e aconvivência com diferentes hábitos de vida, importante para à sobrevivência individual e coletiva, onde ocorre uma troca de idéias, emoções, sentimentos, conhecimentos e informações feita um com o outro, é utilizada para transformar a sociedade em que se vive.

Ao abordarmos a inclusão de deficientes auditivos nas escolas, é importante pois os mesmos se utilizam de movimentos e expressões peculiarese necessárias para a sua comunicação e desenvolvimento, seja nos aspectos motores, perceptivo, cognitivo, lingüístico ou sócio-culturais. Com isso o surdo utiliza as formas gestuais, corporais e faciais, compondo a estrutura de sua linguagem.

As expressões corporais são usadas como meio de interação social, e é através de movimentos dotados de significados e sentimentos expressados pelo corpoque ele se torna um veículo de comunicação é são de igual importância para uma comunicação não-verbal, utilizadas pelas pessoas ditas “normais”, e principalmente pelos surdos, que as transformam em uma linguagem silenciosa de comunicação e contribuem para se entender melhor o comportamento interpessoal, seja numa conversa, numa turma ou grupo de alunos

Já a expressão facial demonstradiferentes estados emocionais nas pessoas e se torna um importantíssimo coadjuvante na comunicação do surdo. Esse tipo de expressão colabora para a realização e entendimento da leitura labial do surdo, ou seja, todas as formas de expressões; gestual, corporal e facial; apresentam variadas combinações das diferentes artes do corpo, que através do movimento buscam um único objetivo a de se COMUNICAR.Essas são habilidades necessárias para a criança surda se comunicar; aquisição da língua de sinais e gestos, as vibrações dos sons e das pistas de comunicação (tátil, sinestésica, visual) e um desenvolvimento motor adequado para posteriormente comunicar-se.

Nesse sentido destaca-se a importância dos diferentes profissionais como fonoaudiólogos, médicos, educadores especiais, pedagogos,lingüista, na contribuição de um melhor desenvolvimento nestas habilidades.

O desenvolvimento da expressão corporal é de máxima importância para o surdo de qualquer idade, mas principalmente quando esta é criança. É a partir da estimulação e desenvolvimento recebido infância, que a criança surda terá maiores possibilidades de comunicação, interação e convivência social, assim como de sua realizaçãopessoal.

Criamos um plano de aula para atender as crianças carentes do ensino infantil, de uma escola pública, da periferia de Campo Grande, onde se tem também um aluno com deficiência auditiva, com perda bilateral profunda. A secretária disponibilizou um interprete para acompanhar esse aluno em sala de aula. Pois e muito importante o contato de crianças surdas, com surdos adultos, para um...
tracking img