Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4 TÉCNICAS DE PLANTIO
Para o cultivo do alho, devem-se separar os dentes do bulbo, enterrando-os a umaprofundidade de cerca de 6 cm, com a extremidade em bico voltada para cima. São semeadosàs fileiras (distantes entre si em cerca de 30 a 50 cm), deixando-se aproximadamente 15 cmentre uma planta e outra.Quanto ao tipo de solo, a planta de alho prefere solos leves, finos, ricos em matériaorgânica ebem drenados, não suporta terrenos úmidos. Solos pesados e mau drenados não permitem obom desenvolvimento das raízes, prejudicando a nutrição da planta.
 
Quanto às condições climáticas, o alho é uma cultura de clima frio, suportando bem baixastemperaturas, sendo, inclusive, resistente a geadas.A planta exige pouco frio no início da cultura, muito no meio do ciclo e dias longos nofinal.Portanto, temperatura e fotoperíodo são fatores de clima extremamente importantes à culturado alho, influindo na fase vegetativa, no bom desenvolvimento e na produtividade.O comprimento do dia, ou fotoperíodo, determina em que região e em que época cadavariedade deve ser plantada. No alho, tais fatores têm papel visivelmente mais destacado.Quanto a época de plantio nas regiões brasileiras, deve-seseguir ao seguinte calendário:

Sul – maio/jun;

Sudeste – mar/abr;

nordeste – maio;

Centro-oeste –mar/abr

Norte – não recomendávelGeralmente usa-se a técnica de plantar manualmente, em sulcos longitudinais, abertos emcanteiros, com ferramentas manuais, como o sacho, ou com pequenos sulcadores de madeira.
 A profundidade do sulco deve ser aquela suficiente para promover uma boacobertura dosbulbilhos plantados, de modo que fique uma camada de 2-3 cm de terra, sobre eles. Na prática,sulcos abertos na profundidade de uns 10 cm permitem uma boa incorporação dos adubosminerais, no fundo dos mesmos e um plantios bem sucedidos.Já plantios mais profundos provocam falhas, pois a plântula não consegue atravessar umacamada de solo demasiado espessa.O espaçamento entre fileiras deveser condicionado ao grau de mecanização dostratos culturais, posteriores ao plantio. Não afeta a produtividade, nem o tamanho dos bulbosproduzidos, tão substancialmente quanto à distância dentro das fileiras plantas contíguas. Naprática, o espaçamentos de 20-30 fileiras laterais, são muito utilizados.Para a irrigação por infiltração menos popular em alho, marcam-se em canteirosalongados e estreitos.Para isso, na prática, pode-se sulcar o terreno, após aração e asgradagens, com sulcadores de "asa larga", tracionados por animal ou por trator na distância de100 cm.Desse modo, após algum trabalho manual com enxada obtém-se leitos com a largura útil de 70cm, aproximadamente. Tal largura com fileiras, espaçadas de 25-30 cm, tão somente,resultando numa população inicial de 300.000 plantas, porhectare. Isso, plantando-se a 10 cm,de modo a ter-se 10 bulbilhos por metro linear de sulco, ou 30, por metro quadrado de terreno.Essa indicação é o número mínimo de "sementes", por unidade de área.

5 TRATOS CULTURAIS
O alho é exigente em tratos culturais, durante todo o seu ciclo cultural. Alguns são inerentes dacultura, como a cobertura palhosa. Outros são comuns ao cultivo de outras hortaliças.5.1 Cobertura palhosa
É o trato cultural mais característico da cultura do alho, sendo utilizado pela maioria dosalicultores. A palha da haste de arroz bem seca é considerada a melhor mata cobertura. Apalha da haste do arroz e os capins secos constituem os melhores materiais.A casca que envolve os grãos, ao contrário, não se presta bem para a cobertura, comotambém algumas espécies de capins,desde que secos e sem sementes, podem ser utilizados,capim gordura ou meloso, não sendo práticas de utilização outros materiais.
Distribui-se o material palhoso, logo após o plantio, em camada fina porém compacta,transversalmente, cobrindo toda a superfície dos canteiros com o material, uniformemente.A irrigação por aspersão é a mais utilizada.Em plantios compactos, entre alicultores do sul de...
tracking img