Tcc psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA


A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Na pesquisa contemporânea e no ambiente médico, os psicólogos da saúde trabalham com diferentes profissionais sanitários, realizando pesquisas e promovendo a intervenção clínica. Esse trabalho pode ser realizado em distintose variados contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, USB’s, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos. Para Oliveira e Gomes (2004), há uma necessidade de integração do psicólogo junto à equipe de saúde, porém sem perder o foco de sua função específica. Isso possibilita uma visão mais global do paciente, que não foca só a doença, e sim a pessoa do doente.A Psicologia da Saúde é uma área de contribuições profissionais, científicas e educacionais da Psicologia para a promoção e a manutenção da saúde; assim, visa à prevenção e ao tratamento do processo saúde-doença e à identificação dos fatores relacionados ao desenvolvimento de enfermidades. (MATARAZZO, 1980 apud CALVETTI; MULLER; NUNES, 2007). Para Oliveira e Gomes (2004), o leque deatuação e intervenção do psicólogo se amplia e diversifica-se, por causa de novas demandas e conquistas dos profissionais de Psicologia.
Bornholdt e Castro (2004) afirmam que estão em jogo os diferentes marcos teóricos ou concepções de base acerca do fazer psicológico e sua inserção social. É justamente das diferenças e/ou antagonismos teórico-ideológicos que surge uma Psicologia da Saúde.Besteiro e Barreto (2003 apud CASTRO; BORNHOLDT, 2004) afirmam que a formação do psicólogo da saúde deve contemplar conhecimentos sobre bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde e da doença, para que se possa trabalhar priorizando a saúde; avaliação, assessoramento e intervenção em saúde, políticas e organização de saúde e colaboração interdisciplinar; temas profissionais, éticos elegais e conhecimentos de metodologia e pesquisa em saúde. Com relação ao psicólogo da saúde que atua especificamente em hospitais, é indispensável um bom treinamento em três áreas básicas: clínica, pesquisa e programação. Com relação à área clínica, o psicólogo deve ser capaz de realizar avaliações e intervenções psicológicas. Na área de pesquisa e comunicação, é necessário saber conduzir pesquisase comunicar informações de cunho psicológico a outros profissionais. Por fim, quanto à área de programação, o profissional deve desenvolver habilidades para organizar e administrar programas de saúde.

Por definição, o câncer representa um conjunto de patologias cuja característica básica é o desenvolvimento de alterações no processo de divisão celular, promovendo um crescimento anormal egeralmente mais rápido de células (COSTA JUNIOR, 2001).


Por tratar-se de uma doença crônica de prognóstico nem sempre favorável, responsável por parcela significativa de óbitos e cujo tratamento pode exigir níveis de tolerância bastante elevados, observa-se nas últimas décadas do Séc. XX uma enorme mobilização científica e profissional de praticamente todas as ciências da saúde,inclusive da Psicologia, no sentido do desenvolvimento de novas modalidades terapêuticas de prevenção e de tratamento do câncer. De tão abrangente que o câncer passou a ser, uma nova área da psicologia passou a ser atuada: a psico-oncologia (COSTA JUNIOR, 2001).

Psico-oncologia é o nome da área de interface entre a Oncologia (a parte da Medicina que estuda o câncer) e a Psicologia, que tem porobjetivos: identificar o papel de fatores psicológicos e sociais, no aparecimento, desenvolvimento, tratamento e reabilitação do paciente com câncer e sistematizar de um corpo de conhecimentos que possa permitir a assistência integral do paciente com câncer e de sua família, bem como a Formação de profissionais de saúde especializados com o seu tratamento (GIMENES, 1994).


Segundo...
tracking img