Suscetibilidade de staphylococcus aureus isolado na cavidade nasal de crianças frente a diferentes antimicrobianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSCETIBILIDADE DE Staphylococcus aureus ISOLADO NA CAVIDADE NASAL DE CRIANÇAS FRENTE A DIFERENTES ANTIMICROBIANOS

Géssica Aracéli Costa
Sideney Becker Onofre

Acadêmica de Biomedicina -UNIPAR – Unidade-Campus de Francisco Beltrão – PR
Prof. Titular da UNIPAR – Unidade-Campus de Francisco Beltrão – PR

Introdução: O Staphylococcus aureus é um microrganismo do tipo cocos Gram positivo,catalase e coagulase positiva e apresentam-se como germes anaeróbios facultativos, dispersos em vários nichos ambientais incluindo a microbiota endógena do ser humano. Entretanto os sítios anatômicoscom maior prevalência de S. aureus são a boca e o nariz, sendo que a cavidade nasal representa maior índice de colonização de 20 a 40%. O gênero Staphylococcus sp. na cavidade nasal, pode atuar comomicrobiota suplementar e em determinadas situações causar doenças, adquirindo um caráter patogênico superando a resistência do hospedeiro. É o principal causador de infecções cirúrgicas e infecçõescutâneas, podendo provocar doenças mais graves e septicemia (SANTOS et al., 2007). Atualmente cepas de S. aureus beta-lactamase positivas, são um grave problema devido ao alto perfil de resistência dessemicrorganismo a esse grupo de antimicrobianos. Sendo assim a determinação da suscetibilidade dessa bactéria auxilia não só para indicar a terapia empírica de primeira linha, mas como um auxílio aoclínico para a escolha de um agente antimicrobiano eficaz (KOBAYASHI, 2009).
Objetivos: Determinar a suscetibilidade de cepas Staphylococcus aureus colhidos na cavidade nasal de crianças de 02 a 04 anosde idade, frente a diferentes antimicrobianos.
Metodologia: Sete cepas de S. aureus isoladas na cavidade nasal de crianças de 02 a 04 anos de idade foram submetidas ao teste de suscetibilidade frenteaos antimicrobianos vancomicina 30µg, tetraciclina 30µg, gentamicina 10µg, ciprofloxacina 5µg, cefalotina 30µg, eritromicina 15µg e oxacilina 1µg. Para isso foram cultivadas em caldo BHI para a...
tracking img