Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo

Nesta sequência de post serão abordados os conteúdos da disciplina Gestão de Negócios em Publicidade. Embora as questões tratadas aqui sejam pertinentes a qualquer tipo denegócio, os exemplos e situações apresentadas são mais direcionados para o mercado da Publicidade e propaganda.

Iniciaremos abordando o principal conceito presente quando o assunto é a gestão de negócios,o Empreendedorismo. Muitos acreditam que apenas uns poucos iluminados são capazes de empreender, ou mesmo que a única maneira de empreender é fundando uma nova empresa. Na verdade não é bem assim.Todas as características típicas de um empreendedor podem ser apreendidas por qualquer pessoas, e mesmo para quem é funcionário de uma empresa pública ou privada o pensamento empreendedor é fundamental.O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é um conceito que surgiu na década de 1950, inicialmente difundido por Joseph Schumpeter. Designava pessoas com capacidade criatividade, propensa aosucesso, afeita à inovações e com tino para os negócios.

Entre as décadas de 1960 e 1970 o empreendedorismo foi amplamente estudado pela Administração de Empresas: em 1967 com K. Knight e em 1970 comPeter Drucker. Nesta época o conceito foi complementado, adicionando-se a ele a idéia de em todo impulso empreendedor está pressuposta a aceitação de um certo risco. Uma pessoa empreendedora precisaarriscar em algum negócio!

Já na década de 1980, principalmente com Pinchot, foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor. Ou seja, passou-se a levar em conta que o empreendedor nãonecessariamente parte para um negócio próprio, podendo exercer o empreendedorismo dentro de uma organização.

É o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindoos riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. (Robert Hirsch)

Em geral tendemos a considerar que o...
tracking img