Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O tema empreendedorismo é tão antigo quanto a invenção da roda esta comparação se deve a fato de que para se inventar a roda foi essencial e necessário uma atitude inovadora do homem em busca de seu aprimoramento.O emprendedorismo tem como objetivo principal gerar novas oportunidades, utilizando a criatividade, inovação, perseverança e planejamento, mas correndo um certo risco, deforma a trasformar um sonho em realidade.
O conceito de empreendedorismo foi utilizado em difentes épocas , de diferentes formas, por diferentes pessoas.Uma análise histórica a respeito do tema e uma abordagem simplificada de suas teorias. E também uma menção do perfil e das características do empreendedor. É importantemencionar exemplos de empreendedores e empreendimentos de sucesso.Conceito de Empreendedorismo

O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana; como, aliás, pode-se observar em todas as áreas do saber, quepaulatinamente fazem do ser humano sua razão e seu fim. Os empreendedores são encontrados, agora, em casa, na comunidade, dentro de uma organização ou no meio de uma assembléia sindical, ou seja, em qualquer lugar onde existam pessoas.

Em situações de crise, a presença do empreendedorismo ganha contornos ainda mais fortes, já que a adversidade lhe é um ambiente ainda mais propício de aparição. Ocenário global atual aponta, portanto, não só para alternativas econômicas inovadoras, mas, principalmente, para estratégias de promoção do desenvolvimento que estimulem e, de certa forma, dependam do empreendedorismo. Assim o é o desenvolvimento territorial, que, ademais, realiza uma abordagem que parte do local para o global e reforça o planejamento produtivo pela própria comunidade, comaproveitamento das vocações e potenciais locais.

Análise histórica

O termo empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta do séc XVII E XVIII, com objetivo de designar pessaos ousadas que etimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, no início do séc. XIX o francês Jean-Baptiste Say conceituou o empreendedor como indíviduo capaz de moverrecursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Já o austríaco Joseph Schumpeter,um dos mais importantes economistas de séc. XX, definiria esse indíviduo com o que reforma ou revoluciona o processo "criativo-destrutivo" do capitalismo, por meio de nova tecnologia ou aprimoramento de antiga.
Peter FerdinandDrucker, considerado "o pai da administração moderna"amplia a definição de Jean Say, descrevendo empreendedores como aqueles que aproveitam as aportunidades para criar as mudanças, não limitando seus talentos pessoais e intelectuais mobilizando recursos externos, valorizando a indiciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos.

Teorias do Empreendedorismo

A teoria econômica,demostra que os primeiros a perceberem aimportância do empreendedorismo foram os economistas.Estavam primordialmente interessados em compreendes o papel do empreendedor e o impactoda sua atuação na economia.

A teoria comportamentalista,refere-se a especialistas do comportamento humano. O objetivo desta abordagem foi ampliar o conhecimento sobremotivação e comportamento.

Os autores da teoria comportamentalista não se opuseram àsteorias dos economistas, e sim ampliaram as características dos empreendedores.

Quem é o empreendedor ?

É pessoa capaz de perceber e interpretar necessidades e problemas como também com habilidades para buscar soluções adequadas, de forma a conseguir gerar um resultado positivo.

Classificação do empreendedores

· Planejado

É uma pessoa que, para iniciar um...
tracking img