Empreendedorismo x sustentabilidade e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO X SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O empreendedorismo é um tópico bastante comentado nos últimos anos. A globalização e as mudanças nas relações trabalhistas tem feitocom que as pessoas explorem campos desconhecidos, correndo atrás de idéias e sonhos, e abrindo seu próprio negócio, sendo definido assim o empreendedorismo. Para Dornelas (2001, p. 37), “oempreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.
Segundo Britto (2003), cinco elementos são fundamentais na caracterização de umempreendedor: criatividade e inovação, habilidade ao aplicar esta criatividade, força de vontade e fé, foco na geração de valores e correr riscos.
Para Greco (2008, p. 17) referindo-se ao Brasil diz que“O país, que em geral não se destacava nos indicadores mais tradicionais de inovação, demonstrou grande disposição para consumir ou experimentar novos produtos e serviços.” Essa é uma informaçãomuito importante, pois permite aos emprendedores desenvolverem novos produtos e serviços, sabendo que os consumidores vão ao menos experimentar; eles podem até não gostar da novidade, porém o primeiropasso para que uma inovação dê certo é a oportunidade de seu produto ou serviço ser experimentado.
Dados divulgados recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),revela que o Brasil possui 27 milhões de pessoas envolvidas em um negócio próprio ou na criação de um, ficando em terceiro lugar entre 54 países, atrás apenas de China e Estados Unidos no número deempreendedores.
Esta pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros têm entre 25 e 44 anos, 51% são homens e 49% são mulheres, sendo que a mulher brasileira é uma das que mais empreende no mundo.Revela também que a maioria são empreendedores por oportunidade, sendo que para cada empreendedor por necessidade havia outros 2,24 que empreenderam por oportunidade. Esses dados revelam que...
tracking img