Sustentabilidade e empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM AGRONEGÓCIOS





ADRIANA ROSANA MOREIRA CRUZ SIMÕES








COMO EMPREENDER NOS DIAS DE HOJE COM A INOVAÇÃO ECOSUSTENTÁVEL














CURITIBA
2012


ADRIANA ROSANA MOREIRA CRUZ SIMÕES










COMO EMPREENDER NOS DIAS DE HOJE COM A INOVAÇÃO ECOSUSTENTÁVELAtividade Interdisciplinar referente as disciplinas de Empreendedorismo e Inovações - Sustentabilidade e Responsabilidade Social
apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 42 - 2012.








CURITIBA
2012

Resumo:

O Empreendedorismo é uma atividade a serpromovida, então é necessário identificar formas de incentivar o empreendedorismo ligando a Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Estes podem ser divididos em três grupos: fatores psicológicos, fatores sociais, e fatores econômicos. Um empreendedor é um agente econômico individual da empresa, ou instituição que age à procura de recursos de matérias-primas, bensintermediários, e físicos, humanos e capital social, quer para aumentar a eficiência da produção de existentes serviços, ou para criar novos produtos. Na maioria dos casos, o empresário opera sob condições de informação imperfeita sobre mercados ou processos produtivos.

Afinal, Empreendedorismo x Sustentabilidade e Responsabilidade Social:
Compreende pensar de forma sustentável?Empreendedorismo x Sustentabilidade e Responsabilidade Social:
De que lado você está?

Eu como graduanda em Logística pela Fatec, Pós em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Pós em Agronegócios pelo Cesumar, sou amante do assunto de sustentabilidade. Aprendi em alguns workshops, palestras, além de toda a interação proporcionada pela internet, por muitasempresas interessadas em sustentabilidade e competitividade que conheci e outros materiais sobre o assunto que fiz questão de falar sobre o assunto de forma coerente e pesquisada.
Nas últimas semanas, em razão da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, as reportagens sobre sustentabilidade se multiplicaram na imprensa brasileira. Algumas trataramjustamente da relevância do papel das grandes empresas nesse cenário e deram destaque ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas empresas economicamente sustentáveis, e até mesmo com a preservação, nas últimas décadas, devem-se ao crescimento das populações e conseqüente aumento da demanda por produtos oriundos de matérias primas renováveis ou não renováveis. Isso fez com que discussões a respeitodos problemas ambientais crescessem significativamente a partir das últimas décadas. Desde então, as questões ambientais estão pautadas na agenda dos diversos segmentos da sociedade nacional e internacional, desde os partidos políticos, os programas de governo, o planejamento empresarial, até o cerne das organizações populares, entre outros, na busca de soluções aos problemas vigentes.
Falandoem desenvolvimento sustentável nos dias atuais, incluindo Empreendedorismo, Sustentabilidade e Responsabilidade Social deixou de ser algo restrito a uma pequena parcela da sociedade e passou a ser cada vez mais difundido e aplicável em nosso meio. A questão Ambiental ganhou uma dimensão adequada à importância de unir esses passos de evolução tecnológica e conservação para as gerações futuras.Devemos levar em consideração não apenas o seu impacto no mercado, mas também de que forma que o Empreendedorismo x Sustentabilidade e Responsabilidade Social dialogue com o meio ambiente e com a sociedade de forma igualitária.
O empreendedorismo é essencial para o crescimento econômico. Psicológica, social e fatores econômicos contribuem para o empreendedorismo. Corrupção e Empreendedorismo no...
tracking img