Empreendedorismo e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EA TEMÁTICA: GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL COMO FATOR PRIMORDIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA E PROSPERIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA GOÓC

AUTOR
DIEGO FERNANDES CORREA
Centro Universitário Metropolitano de São Paulo
dfc.88@hotmail.com


Resumo

Este artigo relata um novo conceito de empreendedorismo engajado para a sustentabilidade como meiopara alcançar a sobrevivência e logo, a prosperidade em todas as dimensões em que o empreendimento situa-se. O objetivo geral deste artigo é estudar o papel do empreendedor e a sua relação com a sustentabilidade, empreendendo de uma maneira economicamente, socialmente e ecologicamente correta. O planeta sofre com o aquecimento global, com o esgotamento dos recursos, poluição dos rios e mares,devastação das florestas tropicais, a extinção de diversos animais, inchaço da população nos centros urbanos, com aumento do desemprego e com isto aumento da pobreza, a população do mundo já esta ficando preocupada e começando a adquirir produtos e serviços de empresas corretas, que usam na sua política de gestão de sustentabilidade, deixando assim de consumir produtos e serviços de empresas que só olhampara o sistema econômico e, essas empresas tenderão paulatinamente a perder negócios, começarão a ter sua imagem prejudicada no mundo todo, pela imprensa, jornais, revistas. Por meio desta, busca-se especificamente estudar a atuação do empreendedor em um empreendimento, para tanto, o fundamento comprovador se faz em um estudo de caso sobre a empresa Goóc, que é exemplo em sustentabilidade einovação.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Sustentabilidade; Inovação Goóc.

Abstract

This article reports a new concept of entrepreneurship committed to sustainability as a means to achieve survival and therefore prosperity in all areas where the enterprise is situated. The aim of this article is to study the role of the enterprise and its relationship to sustainability, taking a wayeconomically, socially and environmentally correct. The planet is suffering from global warming, the depletion of resources, pollution of rivers and seas, destruction of tropical forests, the extinction of several animals, swelling the population in urban areas, with rising unemployment and with this increase in poverty, world's population is already getting worried and starting to buy products and servicesof correct companies, they use in their management policy of sustainability, thus leaving to consume products and services from companies that only look at the economic system, and these companies tend to slowly lose business, begin to have undermined its image worldwide, the press, newspapers, magazines. By this, we attempt to specifically study the role of enterprise in an enterprise, for both,the ground is shown in a case study on the company Goóc, which is an example in sustainability and innovation.
Keywords: Entrepreneurship, Sustainability, Innovation Goóc.


1. INTRODUÇÃO

A floresta da Amazônia esta a cada dia diminuindo sua vegetação, o ar das grandes cidades esta prejudicando a saúde da população, esta poluição também esta prejudicando o clima do mundo, ocasionando oaquecimento global e diversos fenômenos tropicais, a pobreza no mundo está aumentando, os recursos naturais estão se esgotando, a água potável do planeta é cada vez mais escassa, o mundo sofre com o capitalismo selvagem e predador, atualmente podemos dizer que é antiquado, pois se busca ganhar dinheiro sem olhar as conseqüências que isto esta ocasionando.
Atualmente os problemas econômicos têm sidoresolvidos em parte pelos diversos empreendimentos criados por eles, os empreendedores que segundo Bolson (2006) A diferença entre os conceitos de empresário e empreendedor é muito tênue, por que todo empresarial é um empreendedor. Empresário é aquele que possui ou é sócio de alguma empresa, enquanto o empreendedor é aquele que cria sua própria alternativa e desenvolve a idéia de um negócio...
tracking img