Empreendedorismo no segmento do varejo – o perfil do gestor e o mercado ascendente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo no Segmento do Varejo – O Perfil do Gestor e o Mercado Ascendente

Deyse Carolina B. M. dos Santos
Fábia Maria de Almeida da Silva
Rafaella de Oliveira Dantas
Ranyellen Cavalcante Cansanção
Sali Lean de Souza
Graduandas no Curso de Gestão de Recursos Humanos - FITS.

RESUMO

O mercado de trabalho diante de complexas transformações atuais e da carência deprofissionais na área de Gestão em Recursos Humanos tem exigido das organizações uma reformulação nos seus sistemas gestores, cujas principais atividades referem-se às rotinas desta área. Com o objetivo de observar e identificar as principais características do perfil profissional dos gestores de Recursos Humanos no segmento varejista das empresas de Maceió, Alagoas, o presente artigo apoiou-se na pesquisade campo exploratória qualitativa e quantitativa realizada no ano de 2011. Tratamos de três empresas do varejo que demonstraram como resultado do estudo, algumas competências, ausência de estratégia organizacional e de conhecimento essencial para um diferencial competitivo.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Perfil do gestor. Varejo.

1. INTRODUÇÃO

O comércio varejista brasileiro estaatravessando um ciclo de expansão, e com novos planos econômicos esta se desenvolvendo e passando por vários desafios com consumidores mais exigentes e competitividade severa (Giuliani, 2005). A cada dia surgem novos segmentos varejistas, com o mercado carente de profissionais. Com a grande concorrência internacional, a tendência é de que o varejo brasileiro se sofistique ainda mais. Citando aimportância do comércio para o desenvolvimento da economia do país, seja pela sua capacidade de geração direta de empregos nas mais diversas regiões e localidades, seja pela sua função de ligação entre os centros produtores e consumidores, são válidos todos os esforços empreendidos no sentido de formar e desenvolver recursos humanos para operar com eficiência cada vez maior nesse setor.
Lacombe(2005, pág. 14) afirma ser importante que profissionais da área de Recursos Humanos precisam “selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar numa empresa como uma verdadeira equipe”, considerando que, cada membro conheça seu papel, coopere com os demais e “vista a camisa” para produzir resultados é a responsabilidade mais importante dos administradores. Com a evolução doconhecimento na área da administração e com o próprio dinamismo das atividades básicas de produção e de comercialização, há sempre muito que aprender quanto à aplicação das mais recentes técnicas de gestão, adequando-as às exigências próprias de nossa época e às peculiaridades da atividade comercial.
Houve um significativo aumento da distribuição de produtos e serviços nos dias atuais. Issoaconteceu em função do crescimento das novas tecnologias, da globalização inserida no mundo e do maior número de opções oferecidas aos clientes e consumidores (Camarotto, 2009).
Foi identificado que o grande valor do crescimento varejista se dá à contribuição do comércio ao setor terciário da economia, oferecendo milhões de empregos e servindo de elo entre a produção e o consumo.
É importantereferir que a estabilidade econômica dos últimos anos, no Brasil, trouxe mudanças no processo de compra e venda. Agora está mais em pauta o comportamento, a necessidade do consumidor (Grazziotin, Gilson, pág 25).
Através do varejo podemos expandir novos conceitos de como administrar os segmentos varejistas, utilizando estratégia e marketing, e devido à sua proximidade com o consumidor final, foiescolhida esta segunda abordagem. Sob este enfoque, as decisões organizacionais voltaram-se principalmente para o mercado.
Este artigo foi preparado analisando todo segmento varejista, procurando mostrar o que deverá ocorrer com as tendências, com o diferencial que deve ser tomado no mercado, nos diferentes tipos de gestão em cada ramo do varejo, a importância da informatização no comércio e as...
tracking img