Tuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pelatuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc.

A infecção com M. tuberculosis é iniciada nos pulmões, mas pode espalhar-se por todo o corpo. Nem todo mundo vai desenvolver tuberculose ativa e alguns permanecem com as bactérias dormentes no corpo, ou não ter tido sintomas de tuberculose pulmonar. As bactérias podem ser alojadas durante anos, em qualquer parte do corpo, como o cérebro,meninges, rins, intestinos, coração, nódulos linfáticos, ossos, etc., Apenas à espera de uma queda no sistema imunológico para retornar para se multiplicar.

Em resumo, você pode entrar em contato com a bactéria da tuberculose e seguir um de três caminhos:

- Sistema imunológico não é capaz de controlar as bactérias e você vai desenvolver a doença, apresentando, na maioria dos casos, ossintomas da tuberculose pulmonar.
- Seu sistema imunológico pode controlar as bactérias, mas não eliminá-lo de seu corpo, mantendo-o apenas "adormecido" por vários anos. Se houver qualquer declínio no sistema imunitário, as bactérias podem tornar-se ativas de novo, geralmente causando um tipo de tuberculose extrapulmonar. Cerca de 10% dos pacientes com tuberculose latente desenvolver a doença em algummomento da vida.
- Seu sistema imunológico pode controlar as bactérias e elimina definitivamente o corpo, fazendo com que você nunca ficar doente.

Transmissão da tuberculose
A tuberculose é transmitida pelo ar, pelo contato com secreções respiratórias contaminadas, geralmente por meio de tosse. Os pacientes são aqueles com tuberculose pulmonar infecciosa ou laringe. Além disso, a tosse, obacilo da tuberculose pode ser transmitido por espirros, cuspindo ou mesmo para as conversas próximas, onde ocorrem trocas de gotículas.
Pacientes com tuberculose extrapulmonar não são capazes de transmitir a bactéria. Por exemplo, um paciente com tuberculose pode entrar em contato com outras pessoas que não há risco de contágio. No entanto, se o paciente com tuberculose também têm tuberculosepulmonar ativa, ele pode transmiti-la aos outros.
Os pacientes diagnosticados com tuberculose pulmonar ou laríngea devem ser isolados em salas especiais durante pelo menos 15 dias, até que o tratamento pode eliminar as bactérias das secreções pulmonares. Pacientes com tuberculose extrapulmonar com escarro negativa, não precisam estar em isolamento.
Estima-se que uma pessoa infectada com tuberculosepulmonar, se não for tratada, pode contaminar outras 15 no prazo de um ano. Segundo as estatísticas, destas quinze, apenas um ou dois sintomas se desenvolvem. Atenção: apenas os casos sintomáticos são capazes de transmitir a doença. No caso de vir em contacto com o bacilo, mas não desenvolveram a doença, não há qualquer risco de transmissão das bactérias aos outros.

Os fatores de risco para odesenvolvimento de tuberculose
- Idosos.
- Diabéticos (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
- População de rua.
- Alcoólicos (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL | Tratamento do alcoolismo).
- Insuficiente CKD (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).
- Doentes com câncer ou em tratamento quimioterápico.
- Transplantados (leia: SAIBA COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS).- Portadores de HIV

Os sintomas da tuberculose pulmonar

A tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doença. O quadro típico de tuberculose pulmonar é de febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse, às vezes com raias de sangue, perda de apetite, mal-estar e perda de peso que chega a 10 ou 15 quilos em poucas semanas.
Porque é também uma infecção pulmonar, o...
tracking img