Tubas uterinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Tubas Uterinas
A Tuba uterina é composta por dois tubos muscular com grande mobilidade, com 12 cm de comprimento cada tubo . Ela apresente o infundíbulo em uma das extremidades que se abrempróximas ao ovário, próximo aos ovários também há os fimbrias que são prolongamentos em forma de franjas.
As tubas uterinas são compostas por três camadas:
- Mucosa
- Uma camada muscular, composta pormúsculos lisos, que estão em uma camada circular.
- Uma lâmina serosa formada por lâmina visceral de peritônio.
A mucosa apresenta dobras longitudinais, que quando cortadas em corte transversal parecemcom um labirinto, quando essa mucosa vai se aproximando do útero as dobras da mucosa vão diminuindo chegando a deixar a parte interna da mucosa praticamente lisa.
A mucosa é formada de epitéliocolunar simples e de uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, no epitélio existem dois tipos de células um é ciliado e outro é secretor.
Esses cílios batem em direção ao útero em uma camada demuco na superfície, formando assim uma grande quantidade de liquido , esse liquido é composto pelas excreções das células que ficam nas células ciliadas.
No momento da ovulação a tuba uterina fica muitoativa e a sua extremidade afunilada chega muito perto do ovário, com isso a captação do ovócito que foi ovulado é muito mais rápida e fácil. A secreções da tuba uterina tem um papel muito importantepois ela é rica em nutrientes além de ativar os espermatozoides.
A fertilização geralmente ocorre na ampola fazendo com que o numero de cromossomos seja o certo para o desenvolvimento, a fertilizaçãotambém tem um papel importante na divisão meiótica fazendo com que o ovócito complete a segunda divisão meiótica . A corona radiata é mantida na tuba uterina durando um tempo, quando ocorre apassagem do ovócito pela tuba.
O ovócito permanece ativo por 24 horas na tuba uterina ( ao menos que ele seja fertilizado) caso não haja fertilização em 24 horas o ovócito morre, não completando a...
tracking img