intrudução a tuba

1125 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO AOS EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
Sempre que resolvo falar algo sobre respiração, fico pensando se devo tocar em um assunto tão simples, e ao mesmo tempo, tão complexo.
Durante toda a nossa vida nós respiramos, por isso estamos vivos, e nunca nos preocupamos com isso. Existem várias pessoas que nunca pensaram nisso e estão respirando corretamente, pois estão vivas.
Então por que tocar num assunto tão delicado? A resposta é porque a respiração usada em nosso dia-a-dia não é a mesma que nos empregamos tocando um instrumento de sopro. É necessária uma quantidade muito maior de ar para se tocar um instrumento do que é necessário para falar ou fazer as coisas habituais.
Existe uma infinidade de exercícios de respiração, e eu mostrarei apenas alguns dos que eu mais gosto. Mas lembre-se: da mesma forma que você nunca deve parar de praticar com seu instrumento, você também nunca deve parar de exercitar sua respiração. Exercícios de respiração devem fazer parte de sua rotina diária da mesma forma que tocar com o bocal, escalas, músicas e etc.
Quando exercitamos nossa respiração, a palavra chave em nossa cabeça deve ser
RELAXAMENTO. Nenhuma tensão deve ser encontrada. Nada de movimentos bruscos.
Nenhuma força. O que nós queremos é simplesmente movimentar a maior quantidade de ar possível durante toda nossa performance. Traduzindo para nossa linguagem normal, nós queremos respirar sempre grandes quantidades de ar durante todo o tempo em que estivermos tocando.
Parece muito simples, mas infelizmente não é. Quando nos distraímos ou estamos cansados, a nossa tendência natural é respirar cada vez menos, e com menos freqüência tentando gastar menos energia. Isso faz com que nossa embocadura seja cada vez mais sacrificada e que nosso som fique cada vez mais espremido.
Lembre-se de que o segredo para uma boa respiração é respirar profundamente, sempre tentando pegar a maior quantidade de ar possível, e freqüentemente. Não deixe seu ar acabar antes de

Relacionados

  • Fisiologia da Audição
    374 palavras | 2 páginas