Empreendedorismo corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO: UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA A INOVAÇÃO EM

ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Resumo: O termo empreendedorismo tem sido constantemente associado a políticas de combate ao desemprego, uma vez que aborda as mudanças introduzidas no mercado de trabalho pela economia globalizada. Contudo, o empreendedorismo é uma decorrência direta dos novos padrões de relações sociais epolíticas e não apenas uma resposta à retração do nível atual de emprego. Nas organizações, as pessoas também participam desse ambiente de mudanças, encontrando no empreendedorismo uma nova forma de agir, desenvolver e identificar novos conhecimentos e oportunidades. O presente artigo trata do empreendedorismo corporativo como uma nova estratégia, criando novos negócios, instigando a renovação ouinovação dentro de uma organização. O grande desafio desse empreendedor é transformar idéias e sonhos em novas realizações, inserindo o processo empreendedor como uma ferramenta de transformação corporativa. Pode-se concluir que, por meio das pessoas, em um ambiente de mudanças, as organizações têm a oportunidade de criar e desenvolver novos negócios corporativos, otimizando recursos, processos eresultados.

Palavras-chave: Empreendedorismo Corporativo. Estratégia. Inovação em Organizações.

1 INTRODUÇÃO

A globalização tem mudado a vida das pessoas, dentro e fora das organizações. A maneira de realizar o mesmo trabalho muda constantemente, devido à introdução de novas tecnologias e processos gerenciais. O grande desafio está em acompanhar essas mudanças e adaptar-se a essas novasoportunidades e riscos.

As novas tecnologias disponíveis têm alterado a forma de se fazer negócios, assim como os processos de trabalho, provocando profundas alterações na maneira de educar e desenvolver as pessoas (TEIXEIRA, 2002). A introdução de novas tecnologias vem transformando as relações de trabalho nas organizações, eliminando algumas funções braçais, tradicionais e burocráticas, consideradasarcaicas nos dias atuais.
Dentre todos os impactos, cabe ressaltar que um dos mais significativos da globalização e das novas tecnologias é o aumento do desemprego (DAVEL, 2001). A necessidade de aumento de produtividade e de redução de custos de produção tem aumentado a competitividade das organizações, porém causado desemprego em massa, em especial das pessoas sem ou com pouca qualificaçãoprofissional.

Em contrapartida, nas últimas décadas, as organizações incorporaram diversas práticas na gestão dos negócios. Dentre aquelas com maior influência no comportamento e na cultura

1 UFSC, Florianópolis, SC. E-mail: marino@cse.ufsc.br.

2 Mestrando em Administração pela UFSC, Florianópolis, SC. E-mail: dcericato@via-rs.net.

3 UFSC, Florianópolis, SC. E-mail:pedromelo@inpeau.ufsc.

Revista de Negócios, Blumenau, v. 12, n. 4, p. 32 - 43, outubro/dezembro 2007. 32

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO: UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA A INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

organizacional e no gerenciamento de pessoas, pode se destacar: Desenvolvimento Organizacional, Qualidade Total e Reengenharia (GRAMIGNA, 2002).

Os programas de Desenvolvimento Organizacional foramamplamente adotados no Brasil, no final da década 70 e início de 80, oportunizando às pessoas a possibilidade de participação no processo decisório, sendo que a revisão de estratégias empresariais levou os dirigentes e equipes a um trabalho compartilhado, estabelecendo a missão, discutindo valores, elaborando planos setoriais, assim como estabelecendo objetivos e metas.

A partir da década de 80, aspráticas da Gestão da Qualidade Total, relacionadas por alguns à filosofia e à cultura japonesa, promovem o envolvimento das pessoas da organização num movimento de melhoria contínua (TACHIZAWA, 2001). Os programas como Kaizen, Kanban, Just in Time, entre outros visam a melhoria da produtividade e à satisfação do cliente, redirecionando a atenção no sentido de produzir mais com menos, tornar-se...
tracking img