Empreendedorismo corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho apresentará uma breve descrição do termo empreendedorismo, bem como os tipos de empreendedores que podem ser encontrados no mercado no mundo atual e as principais características que podem ser encontradas em um verdadeiro empreendedor, independente do tipo ou da forma como ele aplica essas características em seu ambiente de trabalho a fim de identificar os pontospositivos e negativos entre o empreendedor corporativo e o empreendedor autônomo.


PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Empreendedorismo Corporativo, características empreendedoras, criação ou implementação em empresas.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6
1.1. OBJETIVOS. 6
1.1.1. Objetivo geral 6
1.1.2. Objetivo específico 6
1.2. JUSTIFICATIVA 6
1.3. METODOLOGIA 62. DESENVOLVIMENTO 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
3.1. CONCLUSÕES 8
3.2. PROPOSTAS DE TRABALHOS FUTUROS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
ANEXO I – TÍTULO DO ANEXO 10




1. INTRODUÇÃO


O TERMO “EMPREENDEDORISMO” NORMALMENTE É ASSOCIADO À CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS, PORÉM, ESSE TERMO TEM SIDO CADA VEZ MAIS DIVULGADO ENTRE AS EMPRESAS JÁ EXISTENTES, ATRAVÉS DA BUSCA DE MELHORIA DEPROCEDIMENTOS E GERENCIAMENTO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO, DEVIDO AO CRESCIMENTO DOS PADRÕES DOS PRODUTOS E/OU SERVIÇOS E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE ENTRE AS EMPRESAS NO MERCADO. O EMPREENDEDORISMO VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO E IMPORTÂNCIA QUE PODE SER CLARAMENTE NOTADA NAS AFIRMAÇÕES “O EMPREENDEDORISMO É UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA, QUE SERÁ PARA O SÉCULO 21 MAIS IMPORTANTE DO QUE A REVOLUÇÃOINDUSTRIAL FOI PARA O SÉCULO 20” (TIMMONS, 1990) E “O EMPREENDEDOR É AQUELE QUE DESTRÓI A ORDEM ECONÔMICA EXISTENTE ATRAVÉS DA INTRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS, PELA CRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, OU PELA EXPLORAÇÃO DE NOVOS RECURSOS E MATERIAIS” (SCHUMPETER, 1949 APUD DORNELAS, 2001, P.37). ASSIM, ACREDITA-SE QUE O VERDADEIRO EMPREENDEDOR É AQUELE QUE É CAPAZ DE ALTERAR O SEUAMBIENTE DE TRABALHO, IMPLEMENTANDO NOVAS CRIAÇÕES OU ATÉ MESMO REUTILIZANDO O QUE JÁ EXISTE NA EMPRESA, MAS DE MODO INOVADOR PARA QUE OS OBJETIVOS DE MELHORIA POSSAM SER ALCANÇADOS.
Observa-se que a concorrência em busca de melhores empregos deixou de depender apenas da graduação do candidato, sendo cada vez mais exigido o espírito de liderança, a capacidade de trabalho em equipe e o desejo denovos desafios, que são claros exemplos de característica de bons empreendedores. Quando se possui um empregado cada vez mais eficiente em uma companhia, esta, consecutivamente, apresenta resultados mais positivos e recompensam mais os seus funcionários. Isso indica que possuir um espírito empreendedor auxilia tanto a empresa quanto o funcionário, que apresenta maior crescimento profissional.1. OBJETIVOS


1. OBJETIVO GERAL


Apresentar as características do empreendedor, descrevendo a sua importância no mundo atual bem como suas áreas de atuação, seja em novos empreendimentos ou em corporações que já apresentam viabilidade econômica.


2. Objetivo específico


Apresentar as características do empreendedor ao abrir um novo negócio e aoimplementar em uma empresa já existente, mostrar a influência que este pode exercer para melhoria e progresso dentro da empresa e descrever como o empreendedorismo corporativo pode ser usado como forma de gestão.


2. JUSTIFICATIVA


TER UMA VISÃO EMPREENDEDORA AUXILIA NA OBTENÇÃO DE UMA CARREIRA OU APRIMORAMENTO DA MESMA, QUANDO ANALISANDO UM FUNCIONÁRIO EM UMA ÁREA DE TRABALHO.ATUALMENTE, QUANTO MAIOR A VISÃO QUE A ORGANIZAÇÃO TIVER DO MERCADO E DAS INFLUÊNCIAS AO SEU REDOR, MAIOR A PROBABILIDADE DE SUCESSO DA MESMA.


3. METODOLOGIA

Este projeto será elaborado a partir de pesquisa bibliografica em livros conceituados no assunto, sites e artigos sobre o tema.



2. EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO


1. EMPREENDEDORISMO


SEGUNDO DRUCKER...
tracking img