Empreendedorismo corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

Introdução à Administração

Professor: Rogério

Grupo:

Antonio Carlos Pereira Cardoso
Cesar Augusto Teixeira de Freitas
Hayne Araujo Barroso de Sá
Thiago Santos de Mattos Cardoso
Wagner Coimbra Farias

Sumário

1. Introdução .................................................................................. 2
2. Empresário ou empreendedor?.................................................. 3
3. O Empreendedorismo ................................................................. 3
3.1 . Empreendedorismo Corporativo ....................................... 4
3.2. A prática do Empreendedorismo Corporativo .................... 6
4. Empreendedorismo Corporativo bem sucedido ......................... 6
5.Conclusão ................................................................................. 8
6. Bibliografia ................................................................................ 10

1. Introdução
Este trabalho tem por finalidade, primeiramente, aguçar a percepção do futuro administrador para a necessidade atual de visão crítica aos espaços que o mercado oferece,transformando-os em oportunidades para inovações práticas, rentáveis e sustentáveis através de sua criatividade e capacidade de ação.
Em seguida, trás à tona a importância de se estender essa capacidade de inovação e melhoramento aos funcionários de sua empresa, compartilhando os louros do sucesso empresarial com os que realmente movem toda a máquina.
Todo empreendedor que écapacitado suficientemente para notar que quem atua diretamente nos diversos setores de sua empresa são os que possuem o mais estreito laço de conhecimento sobre sua área, dando-lhes a oportunidade de “pensar” e favorecer a empresa com idéias e opiniões que possam mudar os rumos para melhor, certamente obtém resultados positivos no mercado e na relação empregado/empregador. O empregado que se valoriza epercebe o reconhecimento de seu chefe traz bons frutos para empresa, que é recompensada e divide essa recompensa com todos que trabalharam para tal.
Devemos estar abertos e receptivos aos insights que nos rondam, sejam eles nossos ou de quem nos queira expô-los. Não podemos esquecer que muitos dos contestados na história mundial se tronaram ícones do desenvolvimento através de suasinvenções. O que seria de nós se na primeira das pouco mais de 1400 experiências fracassadas, Thomas Edson tivesse desistido de inventar a lâmpada?
Mas do que nunca, Inovar é preciso.

2. Empresário ou Empreendedor?
Devemos separar o empresário do empreendedor, pois se engana quem acha que serão a mesma pessoa. O empresário é “... aquele que mantém ou expande um negocio já existente,garantindo que seja rentável e perdure no tempo, porém no mesmo ramo.” (MARCONDES e BERNARDES, 2004:21).
Buscar a sustentabilidade de sua empresa em um negócio já existente no mercado, trazendo-lhe solidez, rentabilidade, reconhecimento e sucesso, podendo ampliá-lo ou simplesmente mantê-lo vivo, dando-lhe vida longa, é basicamente a função de um empresário, sem que, no entanto, seja-lhenecessário empreender. Basta-lhe manutenir a saúde financeira de sua empresa, fazendo com que traga o retorno financeiro suficiente para ser duradoura e sustentável. Basicamente o empresário não cria, copia.
O empreendedor, por sua vez, visualiza algo carente no mercado e vislumbra algo novo que ocupará este espaço vago, atendendo uma demanda ainda não explorada. Com um planejamento pensado emedido à cerca de todos os aspectos que rondam uma novidade, pesam-se a aceitação no mercado, custo-benefício, público alvo, retorno financeiro, etc, ou seja, assumem-se os riscos que sua idéia traz sem que se extrapole uma margem de segurança mínima definida nesse planejamento.
Fica bem explícito a característica principal do empreendedor na passagem “Empreendedor é toda pessoa que...
tracking img