Empreendedor individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SILVÂNIA
FACULDADE PADRE LOBO

CLEIDIANE APARECIDA VIEIRA DE CARVALHO











EMPREENDEDOR INDIVIDUAL














SILVÂNIA
2011
CLEIDIANE APARECIDA VIEIRA DE CARVALHO















EMPREENDEDOR INDIVIDUAL


Pré-projeto apresentado como avaliação parcial da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa,ministrada pela professora Ms. Karine Monteiro, junto ao curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Silvânia.










SILVÂNIA
2011
SUMÁRIO

TEMA 3
OBJETO 3
JUSTIFICATIVA 3
OBJETIVO GERAL 4
OBJETIVO ESPECÍFICO 4
PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA 4
HIPÓTESE 4
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
REFERENCIAL TEÓRICO 6
METODOLOGIA 6
CRONOGRAMA 7
ORÇAMENTO 7
REFERÊNCIAS 8TEMA

Empreendedor Individual


OBJETO


Empreendedorismo, Empreendedor, Empreendedor Individual




JUSTIFICATIVA

A palavra de ordem do mundo atual é empreendedorismo, mas nem todos sabem o que significa, alguns já ouviram falar, mas não tem nem noção do que se trata, existe uma série de significados. A palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos ecomeça algo novo. È aquela pessoa que vê o que ninguém vê, que tem a coragem de ir em busca de algo inovador (CHIAVENATO, 2007).
Fazendo o que tem que ser feito, sabendo recomeçar se for preciso, investir tempo para alcançar sonhos e objetivos, lidando com as oportunidades que surgem no meio do caminho. Para Chiavenato (2008), os riscos fazem parte do jogo da vida do empreendedor. Ele absorve ofracasso e começa de novo o negócio.
O valor da pesquisa está na bagagem teórica adquirida, aumentando nossos conhecimentos ao desenvolver o projeto de pesquisa e por contribuir na vida acadêmica e profissional. Dessa forma o empreendedor está sempre se desafiando e buscando informações para seu próprio aperfeiçoamento. Segundo Maria Inês Fellipe (1996), a profissão empreendedora não é fruto donascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. É própria de uma sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual.
“O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, devalor. Em segundo, requer a devoção, o comprometimento de tempo e esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decisões criticas tomadas; é preciso ousadia e ânimo apesar das falhas e erros.”(DORNELAS,2008, pág. 23)

Como atualmente o empreendedorismo está sendo muito discutido, este trabalho irá contribuir para adquirir mais conhecimentoacadêmico, além de poder conhecer a respeito de um tema que está abrindo novas oportunidades para milhares de pessoas. É observado que muitos empreendedores têm vontade de abrir seu próprio negócio, mas tem certo receio, por não possuir conhecimento suficiente, á respeito de benefícios que possuem.
É justamente o que este trabalho visa pesquisar para poder esclarecer para estes empreendedores, oporque se tornarem formalizados, quais serão seus benefícios. Para que possa ser possível essa pesquisa primeiramente será realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto. E ainda será utilizado como metodologia o uso de questionário, tanto com empreendedores formalizados, como com os empreendedores não formalizados.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para o conhecimento de empreendedores dacidade de Silvânia, saberem quais são os benefícios de se tornarem formalizados.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

➢ Explicar o que é o empreendedor individual formalizado;
➢ Verificar quais são os benefícios oferecidos, os direitos;
➢ Identificar o perfil desses empreendedores se é em sua maioria homens ou mulheres, qual a faixa etária.


PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

Qual a importância de ser...
tracking img