Empreendedor de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os Segredos das Casas Bahia, como ganhou dinheiro, como guardou, truques nunca revelados, nessa que é a fascinante história de Samuel Klein se confunde com a trajetória comercial do inegável sucesso da Casas Bahia.. A profissão do pai carpinteiro fazia o pequeno acordar muito cedo para ajudar a família no tão sacrificado e obrigatório vai e vem na labuta diária. Na escola,Samuel apanhava invariavelmente dos demais meninos, sendo ele o único judeu da sala de aula. Com tantas surras resolveu abandonar a escola e se dedicou a ajudar integralmente ao pai, sendo certo que serviço não faltava, pois quaisquer pessoas naquelas cidades vizinhas só procuravam à família Klein para os trabalhos de marcenaria. Foi naquela época, entre os sete e dez anos de idade, que o pequenodemonstrou que, mesmo sem conhecer nada sobre o assunto, tinha inclinação acentuada para o marketing, pois nos intervalos do serviço, vendia amoras de porta em porta por preço bem competitivo. Para se sobressair aos demais vendedores que igualmente a ele, entravam na mata, separavam somente as melhores amoras e destacava esse diferencial para a freguesia que aprovava e tornava a comprar novas remessasde amoras frescas... Em primeiro de novembro de 1939, durante a segunda grande guerra mundial, a Alemanha invadiu a Polônia e a situação dos judeus tornou-se mais complicada do que já era. Samuel contava então com dezesseis anos, foi quando viu sua família destruída, com a prisão dos irmãos e da mãe, fugiu com o pai, capturado foi levado preso, ele e o pai, para o campo de concentração deMaidanek, onde havia os fornos crematórios de judeus que eram exterminados com o uso de cristais de zyklon-B, na parede do corredor principal, onde eram executados, os judeus podiam ler: JEDEN DAIS SEINE, ou seja, “Cada um tem aquilo que merece.”.
Em 1944 os russos invadiram a Polônia e obrigaram os alemães a fugirem levando consigo vários prisioneiros, dentre eles Samuel e o pai, que conseguiramse desvencilhar das tropas e se abrigaram em uma cidade semi-destruida, Sempre querendo mais e apostando no seu próprio potencial de comerciante, Samuel resolveu se aventurar na América. O navio os deixara na Cidade do Rio de Janeiro onde foram recebidos e abrigados por amigos compatriotas igualmente judeus que tudo fizeram para que o casal se estabelecesse naquela cidade, mas Samuel não via no Rioa possibilidade de plantar os eu comércio. Ao conhecer São Paulo deslumbrou-se e sentiu necessidade de lá se estabelecer. Ao visitar uma família de amigos judeus na Cidade de São Bernardo do Campo, travou conhecimento com uma profissão que lhe chamou muito a atenção: a de MASCATE. Samuel tinha grande dificuldade, pois não falava uma só palavra em português, o que seria um empecilho para asvendas, tornou-se um certo charme e propiciou para que Samuel fosse conhecido como o turco mascate.. Dali por diante, não parou mais de crescer Daquela distante época até os dias de hoje, Samuel atravessou uma dezena de planos econômicos impostos pelo governo e de todos saiu vitorioso, enquanto os concorrentes se desesperavam e quebravam.
Samuel fazia encomendas ainda maiores, e no meio da criseaparecia com promoções gigantescas, sempre lucrando muito. Como sofria com a limitação de crédito oferecida pelas financeiras, bem como não concordando com os juros praticados, comprou sua própria financeira, bem como adquiriu sua fábrica de móveis Bartira. Uma de suas mais recentes façanhas foi a compra do antigo Mappin na Praça Ramos de Azevedo no centro da Capital Paulista, onde fundou a SuperCasas Bahia, onde se estima uma venda de trinta mil produtos por mês.

2. EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Samuel Klein
[pic]

Casas Bahia
[pic]
Samuel Klein, sangue de comerciante nas veias, depois de uma infância marcada pelos horrores do nazismo, Samuel Klein vendeu produtos de porta em porta; veio para o Brasil na década de 50 e aqui construiu uma das maiores empresas do...
tracking img