A copa do mundo de 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM Gestãoambiental

silvana antunes barbosa

COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
MOBILIDADE

Mogi das Cruzes
2011

SILVANA ANTUNES BARBOSA

COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
MOBILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso (Gestão ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplinar].Mogi das Cruzes
2011
INTRODUÇÃO

A Copa do Mundo de 2014 é nossa e já começou. Ela coloca em jogo nada menos do que a capacidade de todo um país se organizar para tornar realidade as oportunidades que um evento dessa magnitude propicia não apenas ao esporte, mas à economia, à sociedade e ao futuro da nação. As cifras envolvidas na realização de uma Copa do Mundo impressionam e dão uma idéia dadimensão dos negócios que podem ser gerados e revertidos em lucro e desenvolvimento.
Copa é uma indústria que movimenta bilhões de dólares, atua em diversos setores da economia e gera muitos empregos. Muitos mesmo. Para 30 dias de celebração mundial, ela requer anos de preparação e uma cadeia produtiva altamente impactante para o meio ambiente.
A Copa do Brasil já está sendo chamada de a “CopaLimpa” ou a “Copa Sustentável”. No entanto, para que ela realmente se concretize, precisamos resolver dois pontos nevrálgicos: transportes e construção civil. Quem mora nas maiores cidades do país sofre com a precariedade dos transportes públicos, sendo praticamente obrigado a utilizar veículos particulares para a mobilidade diária.
Pelo lado da construção civil, por mais que já se discutaamplamente a sustentabilidade no setor, não há como negar o brutal impacto da atividade no meio ambiente. Sem contar que para a Copa haverá a necessidade urgente de construção e reforma no setor hoteleiro e a modernização dos estádios já existentes, assim como a construção de outros estádios.
Além de atacar problemas no setor de transportes e construção, precisamos resolver problemas mais básicos doque esses. É preciso preparar toda a infra-estrutura, como a criação de uma matriz energética que seja pouco impactante, como a energia solar. É preciso construir mecanismos que possibilitem a captação da água de outras fontes, como a da chuva. É preciso, mais ainda, ter em mente que obras desse tipo são longas, caras e que podem ser comprometidas por questões políticas, principalmente em anoseleitorais.
Uma série de metas foi estabelecida nos pontos mais importantes, principalmente transporte, consumo de água e energia e mudanças climáticas. O Green Goal Legacy Report se focou, basicamente, nos impactos gerados no evento, como a redução de consumo de água nos estádios, por exemplo. No entanto, sabemos que uma torneira aberta por um turista no banheiro do seu quarto do hotel também é umimpacto causado pela Copa naquela região.
E é justamente essa questão que pode fazer a grande diferença entre o que foi a Copa de 2006 e o que pode ser a Copa de 2014: o alcance da sustentabilidade. Ao contrário da Alemanha, o Brasil engatinha em infra-estrutura e desenvolvimento sustentável. Mesmo com todos os percalços políticos que obras de grande porte geram, temos uma grande chance de jácomeçar fazendo o que é certo.
E independente dessas questões, precisamos, a sociedade como um todo, focar nos ganhos que uma Copa do Mundo proporciona ao país. Não somente no legado das construções, no legado para o turismo, nas benfeitorias de infra-estrutura, ou na melhoria na mobilidade urbana. Mas também no legado de conhecimento, de know-how e de mudança de postura, tanto dos cidadãos quantodas empresas, estejam elas envolvidas com a Copa ou não.

DISCUSSÃO

A mobilidade é o recurso que permite o ir e vir das pessoas. O país sede da Copa deve possuir uma malha rodoviária em boas condições e bem sinalizada. É comum que país receba um grande número de estrangeiros para o evento e, por isso, além do transporte terrestre, o sistema aéreo deve ser eficiente e contar com uma equipe...
tracking img