Criando bibliotecas em c, c++

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Criando bibliotecas em Dev-C++
Criando uma biblioteca para ser compilada com o programa principal posteriormente
Uma biblioteca é composta por pelo menos dois arquivos: um de protótipos(cabeçalhos) e ou objeto com as rotinas pré-compiladas. O arquivo de protótipos deve ser digitado diretamente em qualquer editor de texto sem formatação, usaremos o “Bloco de Notas”. Digite o arquivo“biblioteca.h”.
void mostraInt(int var1); int leInt();

Em seguida crie um projeto no Dev-C++. Para isso siga os passos abaixo: Execute o Dev-C++ No menu escolha: Arquivo Novo Projeto

Pressione Ok, escolha odiretório no diálogo seguinte. O Dev-C++ apresentará:

Clique no “+” à esquerda do “MeuProjeto”.

Clique com o botão direito sobre o “main.cpp”, escolha Remover arquivo, diga não em Salvar asmudanças. Clique com o botão direito sobre o “MeuProjeto”, escolha “Novo arquivo”. Digite do lado direito o programa principal:
#include void mostraInt(int var1) { printf(“%d\n”, var1); } int leInt() {int i; scanf(“%d”, &i); return i; }

Clique com o botão direito sobre o “Sem Titulo1”, escolha Renomear arquivo e coloque o nome “RotinasBiblio.cpp”. Pressone Ctrl-F9 para compilar o programa

Acompilação deverá acontecer normalmente, mas na fase de ligação um erro sobre a falta da rotina principal main() será indicado.Mesmo a fase ligação não tendo sucesso, o arquivo “RotinasBiblio.o” foigerado. A biblioteca agora já está completa, ela é composta pelo arquivo biblioteca.h e pelo arquivo RotinasBiblio.o. Apenas esses dois arquivos serão necessários para que as rotinas incluídasRotinasBiblio.o e descritas pelo biblioteca.h sejam usadas por outro programa. Lembre-se porém que esses dois arquivos devem ser colocados no diretório corrente do projeto onde as rotinas contidas nabiblioteca serão usadas.

Como criar um projeto para usar a biblioteca
Arquivo Novo Projeto

Pressione Ok, escolha o diretório no diálogo seguinte. O Dev-C++ apresentará:

Clique no “+” à...
tracking img