Ecommer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERAÇÃO Revista Científica da Faculdade das Américas Ano II – número 2 – 2º semestre de 2008

O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO: “SUBMARINO” 1
EVELIN UEMA
2 3

CLAUDIO PARRA DE LAZZARI

RESUMO
O presente trabalho teve por objetivo apresentar o crescimento que a modalidade e-commerce vem atingindo no Brasil, através de um estudo associado a um dos principais sitesrelacionados a este gênero, no caso, o Submarino (submarino.com.br). A coleta dos dados para a pesquisa foi efetuada a partir de entrevistas com diversos setores que compõem a cadeia de suprimentos da empresa. A análise dos resultados permitiu verificar a grande relevância que o gerenciamento da cadeia de suprimentos apresenta no sentido de dar suporte a um crescimento sustentável neste tipo denegócio. PALAVRAS-CHAVE: 1.E-commerce. 2.Cadeia de Suprimentos. 3.Submarino.

INTRODUÇÃO
O mundo está interligado, basicamente, por meios de comunicação nos quais rapidez é um pré-requisito. Essa interligação, possibilitada pela tecnologia, está redefinindo o modo pelo qual agimos no trabalho, em casa e no mercado de forma geral.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso deAdministração de Empresas da Faculdade das Américas como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Administração no primeiro semestre de 2006. 2 Aluna do curso de Administração de Empresas da Faculdade das Américas, São Paulo / SP. 3 Coordenador do Curso de Administração de Empresas, Professor da Faculdade das Américas (São Paulo / SP) e orientador do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC.

1

INTERAÇÃO Revista Científica da Faculdade das Américas Ano II – número 2 – 2º semestre de 2008 A competição entre empresas tradicionais e não-tradicionais, a oportunidade de reduzir custos e a oportunidade de alcançar novos clientes com maior rapidez e facilidade são apenas alguns dos fatores por trás do comércio eletrônico (e-commerce). A maioria das empresas, hoje, já pratica algumaforma de comércio eletrônico, seja para agilizar o processo de compras, seja para dar suporte aos clientes 24 horas por dia, seja para oferecer serviços de assistência técnica on-line, por exemplo. Algumas empresas buscaram no e-commerce o modelo central para seus negócios, trazendo soluções de gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management) que associam estoques, cobrança eexpedição entre clientes e fornecedores, garantindo, assim, maior eficiência na coordenação de oferta e procura. As tendências de empresas de comércio eletrônico indicam que existe um grande erro no pensamento de que apenas a concentração de esforços em desenvolvimento de sites, confiabilidade e marketing são fundamentais. Não que estas questões sejam irrelevantes, mas os desafios e obstáculosenfrentados pelas empresas pioneiras no e-commerce e algumas em plena fase de expansão de seus negócios e firmam que há muitos fatores a serem considerados além destes esforços primários. Entre eles, destacam-se necessidades de novas soluções logísticas. Problemas associados a fatores logísticos podem acarretar a perda de clientes por deficiência do serviço, perdas de recursos pela avaliação equivocada doscustos ou perdas de controle devido às operações ultrapassadas. Devido à globalização, qualquer empresa que decide se posicionar na Web deverá estar ciente de que enfrentará 24 horas por dia, 7 dias da semana, disponibilização de sua proposta para com seu público-alvo e que, para isso, todos os setores de sua empresa deverão estar preparados para um pronto atendimento. Os catálogos passam a serdigitalizados, o faturamento por papel é substituído por pagamentos eletrônicos, existindo uma preocupação pela segurança no tráfego destas informações financeiras. Julga-se, ainda, que o cliente também seja diferente, por estar diretamente ligado à tecnologia, exigindo um atendimento na velocidade do “clique”, com mais eficiência, informação, bons produtos e preços, além da individualidade e...
tracking img